14 novembro 2007

Pedro Arrupe


Celebra-se hoje o centenário do nascimento de Pedro Arrupe, sj (1907-1991), jesuíta espanhol, de Bilbau, médico de formação, missionário no Japão e testemunha da bomba atómica em 1945, e eleito superior Geral dos Jesuítas desde 1965 até 1981, quando uma trombose o fez ficar bastante incapacitado até à sua morte, dez anos depois.

É uma das personagens que mais me fascina. Superior Geral dos Jesuítas na altura em que terminava o Concílio Vaticano II e teve a grandiosa e difícil missão de levar a Companhia de Jesus a viver os novos desafios que a Igreja agora tinha à sua frente.

Há momentos na história das instituições, como também nas nossas vidas, em que o Espírito sopra através de corações e inteligências que percebem o mundo a partir de um esquema completamente novo. O grande exemplo de Arrupe, além da riqueza da sua vida espiritual que tanto me acompanha na vida e na oração, é sobretudo a coragem de pensar de novo.

Partir de coisas antigas assimiladas e amadas, mas, ao mesmo tempo, por-se a caminho entre o risco, a liberdade e a certeza. Que vem da confiança fundada no Amor... são exemplos de estabilidade confiada, para todos os dias.

0 comentários:

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates