20 fevereiro 2007

Cumplicidades


Hoje estava a correr ao fim da tarde, sozinho pela cidade. E aconteceu algo que me fez pensar. Pequenos pormenores que se cruzam na existência e iluminam aspectos da Vida que não se pensam muitas vezes.

Passaram por mim, em alturas diferentes, duas pessoas também a correr. E cumprimentavam-me, levantando a mão, quando se cruzavam comigo, sorrindo. Talvez seja um código de conduta dos corredores romanos. Seja como for, é bonito...

Passamos por centenas de pessoas todos os dias, pela rua, em circunstâncias normais. É tão fácil não comunicar com tantas pessoas à volta... Mas por estar a fazer uma coisa que não é tão normal, aparecem os cúmplices .

Talvez fosse também a expressão de saudar por saudar, a quem faz o mesmo que nós. Uma libertação do olhar distraído e solitário pelas ruas, como quem quer comunicar algo de bom.

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto há cumprimentos afáticos ou que não passam de bonitos ou pouco mais...
Os católicos como se saudam ou cumprimentam? Símbolos acrósticos perderam-se hoje não nos conhecemos. Interessante?
Acho que se deveriam saudar na Fé, Esperança e Caridade.
Como?
Vou contar uma história. Cresci numa aldeia e cada vez que passávamos pelo Srº Padre dizíamos: Louvado sejam Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima. Ele retorquia: Para sempre seja Louvado e Sua Mãe Maria Santíssima.
Como criança o dia para mim depois deste cumprimento era diferente pois tinha saudado Jesus e Maria...

Anónimo disse...

estes dias sai de casa com a alma a gritar socorro... com uma dor insana e permanente... cruzei a esquina enquanto travava uma luta com as lagrimas que teimavam em cair...ouvi um sorriso que me soube a abraço...obrigada tentei dizer num atrapalhado piscar de olhos... é por momentos assim que todos os dias dou graças por existir e existirem ....um bjinho cheio de luz(inha)

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates