31 maio 2007

As pequenas maravilhas

2comentários

Corre-me bem a vida... nos passos do dia a dia, respondendo ao que se pede, procurando acertar em coisas importantes e em gestos significativos, a maioria deles invisíveis. Aqueles que enchem o coração da certeza de saber por onde se vai, e ficar contente por tudo ser assim.

E pensava que o dia a dia não é feito de momentos menos bons, apesar de existirem. Nada é perfeito, nem ninguém, dir-se-ia. Acredito que seja uma questão de perspectiva, ou, mais que isso, de sentido.

Tento criar um olhar optimista, que veja primeiro a luz e depois as sombras. A Vida na totalidade só se mostra assim. E descobrem-se os pequenos tesouros, mais uma vez, a maioria deles invisíveis. E tão pequenos comparado com a grandeza da Maravilha de ser amado.

Crescer na Bondade plena, da qual pressinto o brilho, como estrelas cintilantes. É tudo tão Maior que o melhor que se vive, isso traz-me um grande consolação.

30 maio 2007

Humildade

3comentários

Para rezar é preciso ser-se humilde. Até com a atitude exterior, é impossível rezar como quem vai fazer grandes discursos. Rezar é ouvir, é deixar ser-se guiado.

É sentir-se olhado, e observado. É saber-se conhecido nos mais íntimos segredos. É ter a certeza de que quem está do outro lado sabe muito mais de mim que eu próprio. Que me vai dizer coisas que não percebo, ou que me vai custar perceber.

Quando rezo, sou terra. A mesma que se aquece com o sol e se sente sozinha à noite, sob as estrelas. A mesma que espera a chuva e a que chega a desaparecer, porque alimenta uma floresta de árvores e flores com todas as cores do mundo.

Porque se deixa ser mexida e revolvida, porque se deixa rasgar em caminhos por onde passem sonhos e pessoas que ficam ali para morar, e outras que passam, sem ficarem indiferentes. Porque ela própria se faz sonho, porque amar e ser amado é o seu modo de ser.

29 maio 2007

Sobre ser feliz

3comentários

Nestas coisas de preparar as metas, existe um risco que não é preciso correr, apesar de quase ser óbvio. De pensar que um dia serei plenamente feliz e terei tudo o que preciso. Acaba por trazer sempre alguma insatisfação.

E sobretudo não faz olhar para o que sou hoje. Há assim momentos de luz, em que somos envolvidos no gesto de ser amados. E não é uma questão psicológica, ou de me sentir bem, ou de auto-estima, ou de sentir que toda a gente gosta de nós. Até porque essas coisas quase nunca se dão ao mesmo tempo.

É uma beleza que vem do simples facto de existir, e de tocar o Mistério da Vida. Cada respiração e cada bater do coração é plenamente feliz... Constrói-me em cada passo. Faz sonhar com o tempo presente e acredita nas esperanças do futuro.

Um felicidade que nasça de achar que sou feliz, é banal. Porque depende dos dias. A Felicidade que nasce do Ser, de um gesto supremo e criativo, essa é a que dura para sempre.

28 maio 2007

Pouco a pouco

2comentários

Está a chegar o fim das aulas e começo a estudar mais à séria. E vão surgindo algumas ideias, a partir daquilo que vou lendo e reflectindo, que me têm ajudado a ser mais feliz. =) Talvez tenha sorte em estudar uma coisa chamada Teologia, tem muito de divino e humano, ou as duas coisas juntas.

Fiquei a pensar em opções de fundo e as pequenas escolhas. Que não é apenas uma questão de coerência, quando se define uma meta, fazer tudo de acordo para a ir conseguindo. Tem mais a ver com o caminho inverso.

Como as pequenas escolhas, pequenos sim e pequenos não, servem para fortalecer ou debilitar o caminho. É preciso coragem para assumir um Caminho Verdadeiro de Vida, mas sinto cada vez mais que a mesma coragem deve ser posta nas pequenas coisas. Pouco a pouco, o sonho fica mais palpável, o coração mais forte, os passos mais seguros.

Não ter pressas, deixar vir a força enorme dos gestos pequenos, eles constroem tudo o que somos e experimentamos.

27 maio 2007

Espírito

1 comentários

É como o vento que não se vê. Mas traz as certezas mais profundas. Faz vencer o medo, e conhecer a Presença.

O Dom de Deus mais precioso, que é a sua própria Vida. Na vida espiritual, não é fácil lembrar-se que existe um Espírito Santo. Contudo, o facto de pensarmos em Deus e querermos seguir Jesus, é o Espírito que o dá.

Como se fosse Porta e Caminho para o céu que vivemos, quando a Vida faz todo o sentido. Quando sentimos que nada pode vencer o Amor, e este tem sempre a última palavra.

Quando superamos a debilidade e nos sentimos fortes na capacidade de trazer Luz aos corações. Mais do que deixar que o Espírito venha, somos desafiados a sê-Lo. Sem prisões e laços, livres como a brisa, belos na maior plenitude. E tudo isto ao nosso alcance, como a semente que cresce, devagarinho, e nos faz ser Santos.

26 maio 2007

Paz e Liberdade

1 comentários

Há dias, numa aula, o professor disse e explicou uma expressão que me acordou por dentro.

"A Paz é a verificação do princípio da Liberdade".

Para ser livre, não é preciso fazer disso uma obsessão. Há passos que se dão, mais ou menos difíceis, para deixar as coisas que sabemos que não têm a ver com o projecto que queremos. Mas este caminho joga-se mais na confiança e na esperança, do que no ser livre à força. Talvez por querer atingir metas, sem antes cuidar os espaços para receber um novo por do sol, na paisagem melhor que tenho.

À medida que me vou fazendo livre, perco medos... sinto paz. E, de facto, o que mais me indica que estou no caminho certo, é a paz que sinto quando penso naquilo que deixei, e a paz que sinto quando espero o que me está prometido.

25 maio 2007

Vem Espírito

2comentários


Eu quero Amar eu quero Ser....

E as memórias de grandes momentos no Colégio =)

Música do CD: 12 e 30 vozes



Vem Espírito.wma

24 maio 2007

Em viagem

2comentários

Tenho vontade de viajar para longe, levando comigo todo o meu mundo. O que torna os passos pesados é pensar demasiado no que perdemos quando saímos dos nossos lugares. Interessa bem pouco para o meu futuro.

A minha história faz-se de memórias e conquistas, mais que sentimentos de ter deixado algo para trás. Deixei o que me podia pesar na capacidade de sonhar com coisas longínquas. Viver um quotidiano de surpresas previsíveis acaba por ser tão pouco brilhante.

Porque no caminho mais livre se descobrem os pequenos encantos, porque não se olha para mais nada, senão para o facto de estar a conseguir caminhar de modo pleno.

Não é que tenha conseguido atingir o que quero, até porque a alegria plena está-me preparada sem que saiba no que vai consistir. Isso é melhor que uma fonte de água fresquinha no meio do deserto.

22 maio 2007

Coincidências

1 comentários

Cada vez me fascino mais com as coincidências. Sobretudo aquelas que fazem com que as Vidas se cruzem.

Esta tarde estive, mais uma vez, nos quartos de Santo Inácio. A meio da tarde, vêm duas religiosas e começámos a conversar, entre italiano, inglês e francês, enquanto lhes mostrava o quarto.

Eram Armenas, viveram algum tempo em Itália e muitos anos foram missionárias em Beirute. Agora estão cá de regresso. Tocaram-me duas coisas:

Que aqui, neste canto do mundo, se encontrem três Vidas tão diferentes que partilham tantas coisas em comum, quase sem apresentações. E depois, a alegria delas... Uma alegria tão profunda, com um brilho nos olhos que é difícil de explicar. Verdadeiramente felizes.

No final: - Rezamos por ti! E quando vais ser ordenado Diácono? - Na terça feira depois da Páscoa! - Cá estaremos...

Não sei se virão, mas tenho a certeza que fiquei dentro do mundo delas... Com esta presença que só corações plenos podem permitir.

21 maio 2007

Queres?

0comentários

À tua frente. O caminho para o que procuras. Pode ser o óbvio, aquilo com que já contas amanhã.

Preferes outro caminho?

Talvez seja o mesmo, para além do óbvio, mas que te conduz para onde não conheces...

Vive o óbvio nesta procura... tem como se não fosse teu, assim os olhos vêem mais longe.

20 maio 2007

Tão próximos

0comentários

Pensei em ti, quando achei que nada seria mais importante que esta entrega. Numa existência sem confusões e sem opções, quando estou contigo, olhos nos olhos.

Sem os medos de achar que um dia estaremos tão longe de nós. Vivo esta certeza tão completa e tão impossível de ter chegado a algum tipo de plenitude.

O que é mais bonito é que a plenitude é impossível de abraçar só de única uma vez. Porque abraço na humanidade, com dor, saudade, e insatisfação.

Mas tenho em mim qualquer coisa que me fala desta presença, que esteve sempre comigo, que nunca me deixará, que viverá em cada respiro e em cada gesto meu. Para sempre.

E a minha humanidade vai-se tornando forte, e mais certa, por estarmos assim, tão próximos.

19 maio 2007

Encontos essenciais

2comentários

19.10h, durante uma viagem de comboio. Senta-se à minha frente um senhor de à volta dos cinquenta anos, chinês. Trazia nas mãos os objectos que tentou vender na praia durante o dia.

Não olhava para nada à sua volta, como se não estivesse lá. Apenas para o céu, fora da janela.

Interrompeu a sua viagem, quando o lugar ao lado ficou livre, para fazer sinais a uma menina, filha de turistas alemães, para se sentar. Ela não quis. E ele continuou a olhar o céu.

O que fará em Roma, a vender coisas na praia, este homem? O que é que ele veria no céu? E porque é que o único regresso à realidade se faz por uma criança?

Porque o eterno e o sincero são as coisas mais presentes quando se está longe... talvez... Por todos algum dia fazermos o mesmo. Nestas coisas somos tão iguais, independentemente de sermos chineses, alemães ou portugueses...

18 maio 2007

Pessoas de exemplos

2comentários

Tenho a sorte de encontrar na minha vida pessoas extraordinárias. Talvez aquilo que faço, os ambientes em que estou, se proporcionem a ir encontrando vidas que despertam coisas comuns, que de algum modo partilho.

E é a um nível de profundidade que faz partilhar experiências e sonhos. As coisas que doem, e as que fazem levantar voos infinitos.

Hoje pensei muito numa pessoa amiga que soube voar, no meio de momentos difíceis. Como aqueles que passamos todos, mas é diferente... É uma sorte conhecer alguém assim. É também um desafio. Ensinam-me que a Vida não pára, para quem tem um coração radicalmente optimista. Talvez se possa nascer assim, é um dom, mas acho que também é um trabalho pessoal. Que torna invencível e seguro.

É uma espécie de opção de fundo pela Beleza pessoal e pela Beleza da Vida... E nota-se...

17 maio 2007

Devagar

0comentários

Caminho sem pressas na simplicidade, em busca da luz. Levo nas mãos alguns tesouros frágeis, aqueles da confiança e do abandono.

A força de andar por entre os inimigos de um tempo pleno, que teimam em fazer fugir dos meus espaços.

Ao encontro da luz, tão visível como intocável. Feita de memórias e promessas, como quando se sabe, com toda a certeza, que sempre regressamos ao abraço original. Quando éramos livres, quando havia sol.

Faço todos os dias um mesmo caminho, por entre coisas parecidas. Sem querer parar e fazer do passado momentos presentes que façam ter medo. A luz é muito mais à frente, é irresistível chegar lá.

15 maio 2007

Invencível

3comentários

Cada vez me vou convencendo mais que as coisas que me dão segurança são invisíveis. E dependem da fé.

São importantes os laços de amizade e de família. É importante aquilo que faço e o modo como os outros reagem a isso. É importante aproveitar tudo o que a Vida me dá, sobretudo as coisas bonitas e as grandes realizações.

Tudo o que vejo e se constrói a partir das minhas qualidades e do que a Vida foi fazendo de mim. Tudo isto traz uma felicidade genuína. Mas bela como um por do sol, ou um voo de águia que passa, desenhando linhas que não percebo nem consigo acompanhar.

Vou tocando a humildade de me encontrar com uma verdade mais autêntica que nunca. Que não chego à felicidade mais plena, já vivida em cada dia, se não me deixar levar na confiança de um Abraço que me segura para além de toda a mudança. Para além de toda a solidão.

Esta descoberta faz-se em caminhos árduos e percebendo que tantas coisas ficam para trás. Mas sou autenticamente feliz, e auntenticamente seguro.

14 maio 2007

Conversas do vento

2comentários

Por onde passo, trago qualquer coisa de passageiro. Por não ser visto, e só sentido, trago conforto em dias de calor. Acaricio de modo completo, quando se sai de casa.

Levo para longe, sem levar nada comigo. Transporto esperanças e faço regressar passados felizes. Apareço em sonhos, em que faço bater portas e janelas, indicando uma presença. Entro onde posso, sem estragar nada.

Arrasto os sons da natureza, ao mesmo tempo que dou vida às cores. Como a alma, sinto-me livre. Faço mover os barcos e os moinhos, sou forte no meu descanso. Sei a minha origem, não preciso de mais nada que uma Vida que possa abraçar, infinitamente. Para quê mentir-me e fugir do meu destino?

13 maio 2007

Comunhão

2comentários

Hoje foi o dia da Primeira Comunhão do grupo de crianças que estive a preparar ao longo do ano, no Colégio dos Jesuítas de Roma. Um acontecimento de chegada ao fim de um percurso de alegria e paciência, mas ao mesmo tempo o início de uma consolação visível em sorrisos e abraços agradecidos de quem recebe tão simplesmente Jesus na sua Vida. Como só as crianças o sabem fazer.

E dois momentos de contraste, de profundidades tão iguais. Passar pela festa de uma das meninas, com a família, num ambiente de grande alegria. E meia-hora depois, estar no quarto de hospital a visitar outra menina, que partiu ontem a perna e não pôde hoje fazer a primeira comunhão.

A menina a quem fui à festa, dizia: senti Jesus tão próximo e senti-me tão emocionada. A menina na cama do hospital, dizia-me: Assim vejo como tenho tantos amigos e pessoas que gostam de mim, porque tenho tantas visitas e tantos presentes.

Comunhões com Jesus em modos tão diferentes e tão plenos. Como só as crianças o sabem fazer.

12 maio 2007

Magia

0comentários


É possível tocar a Poesia e o Sonho da nossa Vida com as nossas mãos!

11 maio 2007

Os pequenos tesouros

0comentários

Cheguei a casa cansado depois de mais um dia que parecia vazio. Talvez por estar vazio por dentro, em que as emoções fugiam sem querer encontrar um lugar próprio, onde dessem cor aos sentimentos.

Há dias em que nada nos prende, fica-se só com a lista das coisas para fazer, que vou cumprindo de modo automático. Mas sem fazer disso uma experiência de desolação, perceber tudo como movimentos da alma que levem à sublimidade da Vida e daquilo que escolhi para ela.

Apeteceu-me tirar as memórias das estantes, onde se foram acumulando como peças de museu. Que visito nos dias de nostalgia, em que me apetecia deixar tudo e sair pelo mundo com o essencial às costas.

E fui enchendo as novas memórias do que acontece todos os dias. Não cabem em mim as surpresas dos pequenos instantes... quase tão impossíveis como tocar o Absoluto. Que se pressente, baixinho, sempre, como a brisa.

10 maio 2007

Coisas que se sabem

4comentários

Sei que não estou sozinho, quando olho o horizonte. É uma sensação de poder fazer uma vida assim, sem grandes planos, entre um presente intenso e um futuro que cada vez mais se esforça por não ser concreto.

Falava ontem com um amigo que a melhor coisa que pode acontecer é deixar de lado grandes expectativas e manter um espírito de ir querendo acertar com a Vontade de Deus.

Porque se acaba por pintar paisagens que acabam por ficar nos quadros da fantasia, quando os nossos passos acabam por ir ao encontro de outros novos lugares.

A dinâmica do futuro nasce da liberdade presente. De querer começar já a caminhar, com os pés no céu, amando tudo o que acontece comigo. Sem me prender às coisas que não me deixam livre para sonhar com a minha verdade.

O Futuro é algo que não em pertence, mas acabará por ser o meu presente mais autêntico. Tanto mais autêntico quanto o puder viver já, hoje.

09 maio 2007

Ser salvo

4comentários

Ontem, numa aula, o professor falava da linguagem que usamos para falar da nossa fé. E como expressões que, no tempo em que foram escritas, faziam muito sentido, hoje são quase incompreensíveis. Dizer, por exemplo, que Jesus é Deus, ou que Jesus é Senhor, é muito mais compreensível dizer que Jesus é Deus. Apesar de, no Novo Testamento, se usar quase predominantemente a expressão "Jesus é Senhor".

Esta expressão existe como outras. E hoje pensava na salvação. O que é ser salvo?

Não é apenas uma felicidade plena depois desta Vida. Começa já aqui, não é apenas ser salvo, mas estar salvo. Uma imagem: A mão que segura Pedro na tempestade. Uma frase: "Não tenham medo, sou Eu". São imagens e frases que se repetem na Vida de Jesus, entre nós. Como hoje.

Estar salvo é viver a minha verdade, na confiança de saber como sou olhado, de me sentir seguro. De tentar caminhar com os passos certos, de não ter medo do que vier.

07 maio 2007

Querer tudo

0comentários

Gosto muito destes dias em que estou a "arrumar" coisas. São pequenos assuntos pendentes, programações, trabalhos, conversas... Sinto-me mesmo a dar pequenos passos.

Gosto de estabelecer prioridades e estar aberto às surpresas. Quando aparecem aquelas coisas que me fazem desprogramar o que tinha pensado e decidir-me aproveitar o momento.

Por às vezes não acontecer nada de excepcional no dia-a-dia, surgem os espaços para viver mais em profundidade as coisas pequenas de todos os dias. E que, depois, acabam por não ser nada comuns.

Cada dia é um dia... e muito diferente. Mesmo com os mesmos horários. Boa semana! =)


PS: Quanto à foto, sinto-me em velocidade de carroça. Calminho e com muita paisagem, faz-me ficar bem disposto!

06 maio 2007

Mãe

2comentários

Hoje é o dia da Mãe! Não é fácil encontrar uma imagem ou uma cor que me fale da Mãe.

São sobretudo pequenas recordações, aquele beijinho e a oração ao anjinho da guarda, quando já estou deitado para dormir. Acordar com a porta fechada do quarto, para não ouvir o barulho da casa e poder dormir descansado.

São as primeiras memórias, as primeiras verdadeiras experiências de ser amado. Ainda quando não se percebe e não se tem capacidade de agradecer. Como se um dia se fosse capaz de agradecer a fundo...

Tenho um orgulho enorme na minha mãe... somos muito parecidos em muitas coisas, mesmo fisicamente. Aprendi o valor da calma, do silêncio e sobretudo da simplicidade. De pensar mais nos outros que em si. Cresci com alguém que é exemplo de uma vida completa e entregue. E continuo a perceber e a abraçar o que isto significa.

Parabéns! =)

05 maio 2007

Perfeição

2comentários
És perfeito quando tudo é tão mais simples, quando se olha para o que se é e tem e se resiste aos medos de querer ter coisas diferentes.

A tua verdade é preciosa, aquela que se te faz como és, a que te faz ser luz na vida dos outros. Sem sem espectacular, nos gestos comuns nas possibilidades de ser grande.

Não queiras ficar em sonhos incompletos, apesar de buscares os caminhos de plenitude. Tens tanto para viver já, sem te prenderes a coisas mesquinhas. Porque bastam poucas grandezas, que não são fáceis de encontrar, mas possíveis de viver na liberdade que só um coração viajante tem.

Agradece o que és. Agradece...

04 maio 2007

Um mar para me perder

1 comentários

Sentia-se completo. Que me faz falta? Um sopro de uma brisa leve, que me leve para longe e ao mesmo tempo para tão perto de mim mesmo.

Confundem-se os abraços do passado, com aqueles da alma. Um lugar aquecido pela vontade de ter um futuro feliz. E contemplar a força de todas as suas possibilidades. Aquelas que se transformam em amor dos pequenos gestos e na decisão de superar todos os limites.

A consolação é um mar onde se convida a deixar-se perder. Medos? Alguns... são os que fazem continuar a acreditar. Braços abertos ao mundo num por do sol, depois de um dia de chuva.

Um sentido escondido, eterno... e a vontade de o partilhar sem fim. Um tesouro frágil, mas brilhante, bonito como a luz da alma.

Gente perdida.wma

03 maio 2007

Lugares comuns

0comentários

No fundo do quintal da casa, existe uma zona de arrumações. Para além do muro, estende-se um campo imenso, de céu e árvores. Sem lugar para uma cadeira, nem sítio para estender as pernas e ler um livro. Não fica bonito estar ali, no meio do estendal.

Entretanto, passam meses sem lá ir.... chegou a altura de andar por outras paragens, a vida agita-se assim normalmente sem fazer mal a ninguém.

Numa cidade muito longe, num fim de tarde. Passear pelas ruas escondidas... aquelas que nem entram nas fotografias. Através de muros que escondem os fundos dos quintais. Ouvem-se as vozes, ou o som de qualquer coisa a ser atirada para ali...

Os sons da nostalgia... em cada lugar distante de nós ouvem-se os mesmos gestos, que trazem o calor de casa. Sobretudo aqueles de todos os dias, que despertam aquela vontade de ser mais simples... e mais profundo em tudo o que é comum.

02 maio 2007

Dias felizes

2comentários

Quando acaba de chover e vem sol, a luz é muito bonita. Por ter chegado ao fim uma parte do dia que habitualmente não se gosta tanto, mas que faz parte e até faz falta.

A luz é mais brilhante e envolve os jardins, as casas e as pessoas. Não sei se é um modo diferente de olhar, ou se faz mesmo parte da missão de um sol depois da chuva.

Percebo cada vez mais que uns olhos que acreditam na luz acabam por ver todas as coisas de uma cor muito sincera, que não esconde, mas realça as cores do mundo. E faz amar, com toda a esperança.

Um dia de sol depois de chuva é uma imagem bonita da fé... nada muda, só as cores são mais felizes e mais verdadeiras, dão uma maior vontade de se comprometer com elas.

01 maio 2007

Tudo bem

1 comentários

Os dias em que nos sentimos com uma força contra todas as tempestades.... mais que um estado de humor, o treino de nos dedicarmos de coração àquilo que mais nos completa na vida, faz-nos ficar mais sólidos.

Muitas vezes, queremos, sem querer, evitar a nossa verdade... há sempre coisas atractivas que vão pondo em segundo lugar aquilo que pensamos que é essencial e já está adquirido. Ficamos mais pobres sem o saber... porque pouco a pouco, deixamos de brilhar com a felicidade plena.

Quando estamos em alturas em que tudo parece estar bem, é o momento de vivermos mais de perto o essencial, mesmo quando não parece necessário. Porque um dia, quando precisarmos dele, vemos que perdemos algo importante. Sem querer, mas querendo, por ser mais fácil...

Prefiro decidir ser feliz a toda a prova, todos os dias =)
 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates