30 maio 2007

Humildade


Para rezar é preciso ser-se humilde. Até com a atitude exterior, é impossível rezar como quem vai fazer grandes discursos. Rezar é ouvir, é deixar ser-se guiado.

É sentir-se olhado, e observado. É saber-se conhecido nos mais íntimos segredos. É ter a certeza de que quem está do outro lado sabe muito mais de mim que eu próprio. Que me vai dizer coisas que não percebo, ou que me vai custar perceber.

Quando rezo, sou terra. A mesma que se aquece com o sol e se sente sozinha à noite, sob as estrelas. A mesma que espera a chuva e a que chega a desaparecer, porque alimenta uma floresta de árvores e flores com todas as cores do mundo.

Porque se deixa ser mexida e revolvida, porque se deixa rasgar em caminhos por onde passem sonhos e pessoas que ficam ali para morar, e outras que passam, sem ficarem indiferentes. Porque ela própria se faz sonho, porque amar e ser amado é o seu modo de ser.

3 comentários:

Luis Carlos disse...

Olá António,

Não há alguém "do outro lado". Deus é em ti, Deus acontece em ti.

É claro que para ti te custa a perceber que não há alguém do "outro lado" a olhar e a observar, por que não há "outro lado" em relação a Deus.

António, não há separação entre ti e Deus, tu és Deus aqui e agora, tu és Deus a experienciar-se.

Sinto-te na busca de algo ou alguém superior a ti e fora de ti, mas nada disto acontece assim, mas podes pensar que sim.

Escolhe o vazio na oração e sentirás o cheio, o pleno.

Escolhe o silêncio na oração e sentirás a comunicação a fluir sem pensares.

Tu és o caminho, e sinto-te no caminho. Força e Coragem.
Luís Carlos

Anónimo disse...

Obrigada António.
Gostei imenso.
bjs

J disse...

António,

Tantas vezes preciso de parar escassos minutos antes de rezar, preciso de parar, de ouvir, parar de pensar, parar de maneira a só ouvir o silêncio e deixar-me conduzir por Ele que me envolve. Demora algum tempo mas vale a pena. É que depois desse compasso de espera, consigo Ouvi-Lo, senti-Lo no meu coração, e sinto me tão cheia tão feliz, que todo aquele momento de oração consegue deixar me espantada pelo seu enorme amor por mim e agradecida, profundamente agradecida.

Um grande beijinho em Cristo

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates