15 março 2009

É lógico


Durante a filosofia fiz uma cadeira de Lógica. Ajuda a estruturar o pensamento, e é útil para argumentar, fazer silogismos, tirar conclusões. É importante também para descobrir erros de raciocínio, perceber onde se fez um salto indevido ou se acrescentou algo não previsto que depois conduz a uma conclusão diferente.


Pergunto-me porque é que é mais fácil organizar pensamentos que sentimentos. E o pior é que somos constantemente tentados em estruturar aquilo que sentimos, atribuindo-lhe etiquetas, causas e resultados a obter. Na nossa cabeça as coisas estão muitas vezes arrumadas. Até demais, quando a Vida nos acrescenta todos os dias novas variáveis que descontroem a nossa lógica certinha. E aí estamos de novo a procurar re-estabelecer o raciocínio. Não admira que andemos cansados!


Os sentimentos não são ideias escritas em papel, que possamos escrever e guardar em pastas e gavetas numeradas. Um papel diz pouco do que se faz com as mãos e o coração. Escrever não é pintar, nem esculpir, nem fazer música. Se não ponho o meu corpo na minha experiência, se não deixo que o mundo me diga a minha e a sua verdade, então fico um livro de prateleira, esquecido e com pó.


Lidar com os sentimentos é não ter medo deles, é poder deixá-los entrar em casa e ouvi-los falar. São coisas importantes, mesmo importantes. Não merecem uma lógica apressada, fria e racional. Merecem a guerra e a paz que trazem.



4 comentários:

susana disse...

a lógica é importante... os raciocinios dedutivos e indutivos... mas a lógica dos sentimentos é vivencial, é profunda, é anímia,é quase inconsciente.
Vou meditar acerca disto.
um beijinho
su

susana disse...

anímica* queria eu dizer:) desculpa!
já agora um abraço e um sorriso para ti:)
su

Leonor disse...

Ou seja, é lógico que temos em nós, espaços em que não há lógica possível.
Os sentimentos e as emoções são a amalgama em que os lugares seguros do raciocínio cartesiano se viram de pernas para o ar e, tenho para mim, que isso é algo de maravilhoso.
Cresce-se muito a olhar de frente para sentimentos e emoções ... podem ser longos e verdadeiros processos de centrifugação pessoal, mas no fim acrescenta-se mais qualquer coisa ao que já se era...mesmo quando não tenha lógica nenhuma :)
beijinhos e boa noite

Anónimo disse...

Valles, calo-me para não fazer um elogio demasiado lógico quando sinto que só te quero dizer 'obrigado por isto'. Abraço deste teu mano.

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates