03 março 2009

Dizer sim



Quando aceitamos um pedido que alguém nos fez, ou quando assumimos um compromisso em relação a nós próprios, mesmo em coisas pequenas, dizemos sim. O sim é uma palavra poderosa. Fica-nos mal voltar atrás, significa um imprevisto ou uma incoerência. O sim implica-nos, a nossa Vida passa a contar com uma nova paisagem, que passamos a habitar e transformar.


O motor das nossas acções são as decisões. O agir ou o não-agir parte sempre de um sim, afirmado ou renunciado. É por isso que mesmo o não tem como referência o sim, tal como a sombra tem referência à luz, e o mal tem referência ao bem.


A minha questão tem sempre a ver com a qualidade do meu sim, porque também o podemos dizer ao mal ou à sombra. E ficamos menores. Mais tarde ou mais cedo nos damos conta se o sim que dissemos nos criou algo novo, que tenha a ver com o nossos sonhos de realização e felicidade, ou se ficou apenas por um momento imediato. Passou e tudo ficou na mesma, não acrescentei nada e, por isso, não cresci.

4 comentários:

carolbardi@hotmail.com disse...

Boa! Escrevo sim. Arranja-me o teu mail sff? Mais uma vez obrigada pela disponibilidade. :) E não te preocupes mto, não quero dar-te trabalho! :p A propósito do post de agora, ao ler pensei na minha relação com Jesus. Ele chamou-me e eu já disse que SIM. Agora já não posso questionar-me, não há nada de concreto que me possa fazer voltar atrás.(Ainda bem!) E até mesmo as desolações comuns, e quando tenho dúvidas estúpidas, recupero rapidamente o SIM pelo qual aposto a minha vida! :) Mais um lindo post, mais um grande obrigada! Beijinhos

António Valério,sj disse...

ola outra vez! ;)também concordo que o sim a Jesus é o que nos abre mais horizontes... supera-nos e é uma surpresa constante, nãi vivemos sem ele... ah, e o mau mail é avaleriosj@gmail.com. conta coisas lol:)

Anónimo disse...

é tão bom ler (te) antes de adormecer..

Rezo por ti,

Princesa.

Rosa disse...

A nossa vida é salpicada da palavra "sim"
Alguns ditos sem muita reflexão, e vão "pesando" vão sendo carga ao longo do caminho da vida.
Outros, e tenho muitos felizmente, que nos enchem a vida de cor e de alegria...
São os "sim" que vamos dizendo que marcam a diferença entre uma vivência de constrangimento ou mesmo de arrependimento e uma outra de felicidade e bem estar...
E como diz, nos vão ajudando a crescer.

António, boa noite.
Beijos.

António espero que não fique aborrecido, vou utilizar o seu mail

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates