30 março 2009

Ideias




Usamos a palavra ideia para tantas coisas: ter uma boa ideia, ter uma ideia de alguém, ter ideia de alguma realidade. Contudo, este conceito de ideia vem muitas vezes aplicado ao nosso pensar. Um idealista é aquele que não vive neste mundo. As ideias são coisas abstractas. Acho curioso que quando falamos de ideias pensamos em algo que não existe, mas, pelo contrário, ter uma ideia é algo muito real.


As ideias são projecções do nosso futuro e sentimentos em relação a coisas e pessoas. São sobretudo imagens às quais estamos afectivamente ligados. Por isso, cada vez estou mais convencido que não pensamos só com a nossa cabeça, mas são as nossas imagens que nos fazem pensar. Não é possível viver só com a matemática ou deduções muito certas. A Vida mostra-nos exactamente o contrário.


Creio que ter consciência disto ajuda a perceber o quanto somos movidos pelos nossos afectos e desejos. É impossível falar de amor sem ter a referência de um abraço, um sorriso ou um beijo. Ou falar de dor e sofrimento sem antes a ter sentido na pele. Os discursos que contam são aqueles que se fizeram vida, senão estamos a ser idealistas no mau sentido na palavra, falamos bem daquilo que não somos. Mas não transformamos ninguém. Porque não nos deixámos transformar. E esta transformação nasce da imagem que nós temos de nós e do mundo. A partir daqui nos podemos mover criativamente.

0 comentários:

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates