16 janeiro 2009

Estar apaixonado



Li estes dias um artigo sobre o amor que me deixou estarrecido. Amor e violência. A grande questão que aparece é como até que ponto fazemos uma imagem do amor demasiado perfeita, quando este é vivido entre os nossos limites e fragilidades quotidianas. Por sermos de tal maneira inseridos em dinamismos de bem e outros de mal, entre doação e egoísmo, entre promessa e desilusão, o amor tem estes dois lados, e sendo um sentimento que arrasta tanto da nossa personalidade e existência, tem efeitos tão grandiosos como devastadores.

Se uma relação com outro, que chamo amor, começa com um fascínio total que prende cada olhar, cada gesto e pensamento, sendo que a vida de um se refere quase exclusivamente à vida do outro, acontece também que esta promessa luminosa se torne com o passar do tempo um querer limitar o outro ao meu mundo, mesmo naquilo que entendo serem os sentimentos perfeitos. Até que o outro poderá ser o meu objecto, e eu o objecto do outro, conhecido no mais íntimo, explorado em cada detalhe de mim. Até que tal situação se torna impossível, intolerável, e começa a desconfiança, a acusação, a violência...

Muitas histórias pessoais e talvez as nossas próprias histórias nos façam ver que algo disto acontece. E que fazer? Amar é um risco, é ser igual, é ter tudo e não ter nada, um olhar todos os dias novo e cheio de surpresas. Precisamos tanto cuidar o nosso olhar quendo vemos quem amamos...


PS: Tenho apenas a referência da tradução italiana do artigo: SALMANN, E. – “Amore e violenza”, in : Presenza di spirito, il cristianesimo come gesto e pensiero. Padova, Messaggero di S. Antonio, 2000, p. 466.

2 comentários:

Rui Vasconcelos disse...

E abrirmo-nos à novidade do encontro pessoal, cada vez maior quanto mais profunda é a história que construimos. Na reciprocidade de cada um, unico e original.
Um abraço e obrigado. Bom estudo da teologia!

Carl@ Mesquita disse...

No amor, entre sentimentos e aprendizagens...

... Uma Construção...

... e Gratidão em tão simples gestos que se tornam únicos e inexplicáveis.

Com carinho,

Um Beijinho:)

P.S.: No estudo... força!!
P.S.: Na amizade... um Bom fim-de-semana!!

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates