21 janeiro 2009

Porquê perdoar?



Falar de perdão é um tema aparentemente bonito... talvez porque todos temos a facilidade em falar dele, sem muitas vezes reparar que há conflitos não resolvidos em nós, que vão arrastando situações que acabam por nos desgastar.

Uma experiência de perdão, que certamente já tivémos, tem a característica de ser uma construção extraordinária, um encontrar caminhos perdidos, um fortalecer ainda mais profundo de laços quebrados. Por isso é tão fácil dizer que perdoar é bom. Mas estaremos dispostos a perdoar incondicionlemente?

O perdão faz-se entre o perder e o ganhar . Perdemos o nosso lugar lá no alto de nós mesmos, em que dominamos as situações e as relações, perdoar é inclinar-se para a verdade que sou e quero ser para outro. Uma outra maneira de dizer humildade. Perdoar, por outro lado, é uma surpresa que nos supera, porque implica um abrir de horizontes que dependiam da minha vontade, por vezes bem pequena, mas que acaba por ser uma verdadeira fonte de paz.

5 comentários:

carolbardi@hotmail.com disse...

A verdade é que perdoar não é nada fácil. E talvez seja por isso que é tão bonito. É como um sacrificio, no sentido de desarma-se e de tornar sagrado o amor, como fonte e base de tudo. É certamente uma experiencia profunda de Deus também. E o fim de uma mágoa, é o renascer do amor. Enfim. Quase me perco nas minhas próprias palavras. :)
Mais uma vez obrigada! É bom sentir-me em casa aqui, na minha casa interior. :) Beijinho grande com votos de harmonia e paz.

Carl@ Mesquita disse...

O que escreves e como escreves são mais do que conteúdos. São lugares e tempos de verdades e de histórias de cada palavra. Onde as experiências, os caminhos, a reflexão,... e a contemplação enche-nos de maravilhas da vida. O teu dom é sentido, a tua energia é rica e nos enriquece intrinsecamente.
...
Obrigada eu!
Com Fé, carinho e amizade, um grande Beijinho e um xi-abraço;)

Rosa disse...

Olá António
Como escreve, é fácil falar do tema perdão.
No entanto são muitas, e por vezes difíceis, as barreiras entre o falar de perdão e o "conceder" de alma.
É necessário o "inclinar-se para a verdade", muito difícil, porque nos falta a humildade, porque temos também de deixar cair a capa do nosso orgulho.
António, tenha uma boa noite
Abraços

Anónimo disse...

jose.agapito
O que escrevo é o que esta hoje no coração, amnhã são pensamentos do dia de amanhã.
Hoje aprendi que a falta de perdão é um grande causador de doenças então prefiro esta com saude mesmo se a pessoa que ofendi não me perdoa eu peço a Deus que apague isto do meu coração e peço tambem a bênção para a quem ofendi. Se não agradei me perdoa.

Anónimo disse...

Ola amigos tenho um dilema muito grande sou casado e muito recente e tenho um problema muito grande entre minha esposa e minha mãe.
Eu tive muitos problemas com minha mãe quando solteiro por causa do meu padrasto que me fez muito mal e me tornou em uma pessoa muito ma e vingativa.
E quando decidir conhecer alguém uma pessoa pra fazer minha decide ir contar toda a verdade pra essa pessoa que hoje é minha esposa, e quando casei com ela tomei uma atitude muito alem do que eu pensava que poderia tomar já que se nós continuou-se a ser aquela pessoa ma que eu havia me tornado acabaria fazendo mal a ela e a mim mesmo, mais minha esposa não entendeu assim ela odeia minha mãe.
A minha atitude foi perdoa minha mãe por tudo que havia acontecido no passado e eu diria passar uma borracha em tudo que havia acontecido no passado e começar de novo na minha vida como se eu tivesse nascido de novo.
Mais minha esposa não entendeu assim e isso esta fazendo a gente brigar muito as vezes falamos em separação por causa disto eu não sei mais o que fazer eu fiz uma limpa no meu coração pra vivermos em paz.
Eu pergunto a vocês o que eu devo fazer nos chegamos ao ponto deu não poder mais visitar minha mãe por causa das nossas brigas... O que devo fazer.
Final é este
De tanto nossa brigas um rancor esta findo dentro de mim que as vezes prece que algo vais estourar e que esta me corrompendo a minha alma como antes e eu estou com medo disso porque agora não sei o quando vou consegui controlar isso.
Peso à ajuda de vocês por mim. Se possível uma resposta

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates