Estes dias têm sido muito ocupados com leituras e preparação de trabalhos e exames. Para além da pressão de ter de apresentar conteúdos, cada vez sinto mais uma espécie de frustração por não poder ter tempo nem espaço para parar e reflectir sobre aquilo que li. Ainda por cima, acredito que este é o objectivo principal de qualquer estudo; o resultado do exame é uma pequena parte do proveito. Mas enfim, datas e prazos são assim e o sistema obriga-nos por si mesmo a olhar a resultados mais que a profundidades.
De todos os modos, mesmo sem passar mais tempo em reflexões do que em leituras, não deixo de me interpelar por algumas questões. E hoje foi precisamente a questão dos resultados.
Faz falta ter presente a questão do facto de as coisas esistirem como são, e não ter pressa em as descrever. Um dos maiores problemas da velocidade dos nossos dias é esta pressa de dar nomes às coisas, num esforço de as tornar parte de mim. O facto de não deixar que elas sejam por um tempo elas próprias, faz perder a luz que irradiam.
Esta é a diferença principal entre contemplação e pensamento. Ao agirmos só com a cabeça e pensamentos elaborados, perdemos o pulsar das coisas e as cores da criação. Os pensamentos feitos por nós podem ser escritos, tinta negra em papel branco... poucas cores para dizer a totalidade da Vida.
3 comentários:
Olá António
Sem lhe querer tirar muito tempo aos estudos e com toda a pressão, com o tempo a "fugir" sem se deter a aprofundar o que quer que seja...
espero que os exames lhe estejam a correr como deseja.
É assim mesmo António, ou se entra no comboio "do tempo" ou ficamos para trás.
Sinto-me muitas vezes da mesma forma, frustrada, por isso mesmo.
Tudo é uma correria constante, falta o tempo para reflectir.
Falta o tempo para admirar, contemplar, agradecer e mesmo louvar tantas maravilhas e obras do Senhor.
Sobre a paciência, um pensamento que gosto de lembrar.
"Quem tem paciência, obterá o que deseja"
António, tudo de bom, óptimos resultados.
Abraços cheios de paciência:)
e é por isso que o sistema de ensino falha... porque não nos deixa tempo para o ritmo com que cada um pode e deve saborear a aprendizagem. Retira-lhe sabor, mastiga a determinação, incute competição. Eu queria aprender a ser feliz a aprender, mas isso segundo vou lendo por estes e outros lados significa não apanhar o comboio? Porque fico eu para trás se o meu desejo e o que sinto dentro demim é um andar em frente?
Gostei do teu sitio. Voltarei.
su
Saber esperar, dar espaço para se ser e ... desenhar sem cores para que cada olhar as possa pintar como as vê :)
* já tinha saudades do teu cantinho... :)
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