16 maio 2008

Flexibilidade



A sabedoria oriental tem coisas fascinantes. Falam a partir da experiência comum e revelam coisas muito particulares acerca do modo como estamos perante a Vida. Ajuda-nos a fazer um exame de consciência sobre aspectos concretos que podemos ver e melhorar.

Falavam da rigidez e da flexibilidade. Um corpo rígido está relacionado com a morte. Um corpo flexível está relacionado com a vida. Um corpo rígido não consegue aguentar muita pressão sem se quebrar, ao passo que um corpo vivo dobra-se e continua a viver.

Se às vezes somos intransigentes connosco ou com os outros, pode ser bom, na medida em que clarificamos algumas coisas que fazem parte de decisões que levam a consequências. Mas se nos mantemos permanentemente numa atitude de estabilidade férrea, acabamos por deixar passar ao lado as oportunidades que nos possam suavizar. A flexibilidade é um bom remédio para a disponibilidade, para estarmos atentos aos movimentos do vento e do que acontece à nossa vida, sem, contudo, perdermos as nossas raízes.

1 comentários:

MARta disse...

Já tinha saudades de passar por aqui...e nunca deixo de me fascinar!

Bem me parecia que não é em vão que faço stretching...ahahah

falando a sério...temos de facto muito a aprender da cultura oriental, principalmente na união do corpo e da alma porque fomos feitos seres unos e é preciso muita flexibilidade para manter as duas vertentes que nos constituem a caminhar no mesmo sentido!

beijinho

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates