Estar aqui em Roma tem sido um privilégio para poder ter algumas experiências do que é a dimensão do Mundo. Só o passar pelas ruas e ouvir linguagens desconhecidas a todo o momento é algo disto.
Hoje assisti a uma oração do Terço com o Papa, para Universitários de Roma. Este ano teve a novidade de haver uma ligação por satélite que ligava Roma em tempo real com outras cidades da Europa e da Ásia, Manchester, Bologna, Coimbra, Cracovia, Praga, Calcuta, Tirana, Hong Kong e Manila. Os mistérios do Rosário iam sendo rezados por pessoas de cada cidade, com o Papa a dirigir a oração.
Num momento, milhares de quilómetros de distancia física, linguística e cultural, se juntaram no mesmo espaço para rezar. O que os avanços humanos podem fazer para nos por cada vez mais perto.
Numa das orações falou-se do Espírito como tele-ponte, a partir desta experiência que estávamos a fazer. O que é um facto, é que o entusiasmo de viver isto, fazia-me sentir em comunhão com aquelas pessoas que estavam tão longe. E isto não se dava só por causa de um satélite. O que vivi foi muito diferente de uma experiência de romper barreiras tecnológicas, foi muito mais que isso.
O Espírito Santo é mesmo fenomenal, o mais perto divino de nós.
0 comentários:
Enviar um comentário