10 setembro 2006

Sogno Essere Umano

Roma, 9 de Setembro. Saio pela porta da Igreja e olho para a rua... Uau! Os carros desapareceram da avenida e foram substituídos por uma multidão de milhares de pessoas em magote. Muitos milhares por todo o centro da Cidade. Ontem foi a Notte Bianca (Noite Branca). É uma noite de grande animação cultural e musical da cidade, com muitos eventos gratuitos. Gigantesco. A Igreja do Gesù também participou, e participámos. =)

O Gonçalo, meu companheiro de comunidade, organizou um espectáculo de imagem, música e luz dentro da Igreja. E fomos todos envolvidos... Fecho os olhos e vejo... O Gonçalo atrás dos painéis a controlar as três projeccões simultâneas, dirigia o Sonho, eu a cantar e tocar guitarra, o Afonso com os melhores mimos culinários que se podem imaginar, para reforço de corpos de almas cheias, o David no chão a regular a luz, o Brian a distribuir papeís aos fundo da Igreja, o Rogério a dançar enquanto pintava, a Carolina no violino, o Andrea na precursão, o Matteo e o Paolo na guitarra, voz e baixo, e a Maeve... a Maeve, a fazer música de Deus, a presença do Espírito.

Muitas centenas de pessoas iam entrando e viam-se envolvidas por uma proposta e uma resposta: Há uma resposta para se ser verdadeiramente Humano... essa resposta é Deus. E as pessoas sentavam-se, parava o ruído daquela festa, entrava-se no sonho e no desejo. Sem discursos... com imagens e som, com presença de vidas que vivem uma proposta concreta e que, com isso, simplesmente com isso, questionam.

É uma forma de linguagem nova, muito nova, de arte, beleza e interioridade. Ontem isso foi conseguido, foi experimentado. Há momentos em que de facto, o Espírito é tão presente, em todos os sentidos. Para mim foi um momento de engrandecer o coração, de pensar que a Vida Humana é tão divina como frágil, e por isso é tão amada, tão simplesmente querida. Para as pessoas presentes terá sido o mesmo, ou muito diferente... é bonito não o saber!
Obrigado, Gonçalo! Sei que não gostas que digam que os frutos te pertencem, e a sério que os sinto meus também, mas a Graça tem canais especiais...

0 comentários:

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates