05 dezembro 2008

Rever o que se faz



Nos exercícios espirituais, santo Inácio inácio propõe como meio essencial de crescimento humano e espiritual o chamado exame de consciência. Não é uma busca difícil de coisas que vão menos bem na vida, mas sobretudo ir-se dando conta em cada dia das coisas que vão mexendo e movendo as nossas acções.

É sobretudo um desproteger-se de justificações e um esconder-se de coisas maiores, que não significa serem mais fáceis. Acredito que a principal dificuldade em não vermos o que acontece em nós é o facto de, no fundo, ou de forma inconsciente, acharmos que é mais cómodo viver o dia a dia com uma espécie de compromisso cómodo com o que acontece. É bom que se faça isso, mas não é suficiente.


O estar diante de mim mesmo, em cada dia, para ver o que me dá alegria, ânimo, tristeza, medo ou preguiça, é o que me faz ir percebendo as fontes das minhas acções e pensamentos. Até atingir uma linha de fundo daquilo que me caracteriza agora e poder investir melhor em mudar coisas concretas, em ter a vida mais agarrada desde dentro.



0 comentários:

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates