31 outubro 2006

Silêncio?


Será que temos sempre mais medo do silêncio quanto mais pensamos na sua necessidade? Tenho estado a pensar nisso estes dias, também a partir de alguma conversas. Que é tão fácil dizer que é tão importante parar, nem que fosse quinze minutos por dia... que estava mesmo agora a precisar de um retiro...

O silêncio é um espaço de encontro muito fundamental. E talvez o desejo de que esse momento seja total e possa mudar coisas na nossa vida, nos faça perder o tempo. Porque o coração tem de estar preparado, tenho que saber que coisas devo pensar, que objectivos estabeleço para estes momentos.

E assim vão passando as horas, esperando pelo sopro e pela inspiração de que agora é o momento.

E não me dou conta de que não sou dono do meu silêncio, quando deixo que o deserto seja o meu lugar e que seja ele a falar e não eu. Isso deixa-me sozinho, ao sol e à chuva, dependente do que vier a acontecer. Sentir-me pequeno por ter a possibilidade de ser chamado a coisas tão grandes, talvez por não querer ter capacidade para elas!?

Mas o desejo do deserto já é a certeza de que Alguém ali me espera. Ao encontrá-lo, não poderei fazer muito mais que ficar sentado e escutar....

1 comentários:

An@ disse...

É engraçado (acho) como o silêncio pode ter várias caras:pode ser um momento de pausa só nosso e com Deus; pode ser apenas um estar de corpo ali e completamente a vaguear pelas preocupações, recordações... da vida; pode ser dividido com alguém; pode ser incómodo quando numa conversa ele aparece e quebra...; pode ser várias coisas! A verdade é que é também uma maneira de podermos entender que no silêncio se pode falar com o olhar, se pode sentir com todos os sentidos, se pode estar bem. Não é à toa que as pessoas só se sentem bem com alguém em silêncio quando as pessoas são realmente especiais. É por isso que acho que Ele consegue estar connosco em silêncio e nos pede esse silêncio para que o possamos ouvir:)

é bom sentar e escutar... é só preciso estar disposta a fazê-lo e com a capacidade de O ouvir (nem sempre acontece:P)

* * *

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates