21 outubro 2006

Recordação

"Soprou devagarinho uma estrela que se acendeu na sua mão. Disse-me: podes sempre vê-la se souberes soprá-la no teu coração."

Ouvindo hoje algumas músicas, deparei com o "Menino do piano", da Mafalda Veiga. Já não a ouvia há meses. Lembrei-me de muitas coisas, do dia em que a ouvi pela primeira vez e que pensei usá-la para um momento na Serra da Estrela. De a ter ouvido num concerto... de rostos e pessoas que a cantavam e ouviam.

É uma música infantil e profunda. Como tudo o que é criança e pequeno. Não precisa de muitas explicações, fala-se com cores e ouve-se com imagens. Por ser um mundo mais simples, não é preciso deixar que cada sentido busque a sua correspondência, é apenas deixar-se levar pelo que acontece è volta, surpreender-se e amar com alegria.

É isto que vejo em corações simples, aqueles que não crescem, apesar de tudo. Que o sonho é uma coisa presente, uma estrela na palma da mão, que se sopra sempre que se quiser. Não se perde porque se dá em cada momento, não se perde porque é sempre meu, e um sonho meu é sempre oferta. Pode chegar tão longe e mudar a corrente dos acontecimentos, mesmo a um nível que não é fácil atingir.

Há dias ensinei um menino a chutar a bola num pontapé de baliza. Não era difícil, parecia até que nem era importante. Mas ele chutou e conseguiu. Só por aquele sorriso, mereci entrar no mundo dele, e fiquei mesmo feliz.

1 comentários:

Manuel disse...

Devido à proposta de referendo, o aborto vai ser tema de debate nos próximos tempos.
Decidi asociar-me a esse debate com a criaçäo de um novo blogue monotemático: razoesdonao.blogspot.com

Convido à participaçäo e à divulgaçäo.

Abraço

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates