19 outubro 2009

Viver com paixão



A paixão é violenta, arrebata, arrasta-nos para o que se ama. Nunca tive bem claro se isso é bom ou é mau. Quem está apaixonado normalmente é feliz. Talvez seja a falta de discernimento que faz tomar decisões precipitadas mas, em si mesmo, a paixão é algo positivo.

Paixão também implica sofrimento, vem de passio, em latim, sofrimento. E temos disso experiência, não vale a pena alongar-me nisto.

O que é interessante é que quem está apaixonado por alguém, não olha o outro como algo a possuir, é um dom, uma alegria e uma surpresa. Alargando o olhar, estar apaixonado pela Vida não é exigir dela as coisas que quero, como minha propriedade, mas sim aceitá-la como dom, alegria e surpresa.

Quando se possui o que se ama, perde-se o amor e a novidade. Quando queremos que a Vida seja o que nós queremos ficamos aquém da fronteira da novidade, as coisas entristecem-nos e perdemos a paixão. Viver com paixão é um dom enorme, e um desafio constante à entrega e à liberdade.

2 comentários:

Leonor disse...

Lindo!Viver com paixão é querer sempre mais do que não se sabe ainda.
Gosto muito da perspectiva.
beijinhos

concha disse...

Talvez Camões tenha descrito bem a paixão embora falasse de amor.
É-se feliz mas porque falamos de emoções,elas oscilam e nesse oscilar também se sofre.Será assim?
Viver a vida com paixão é não recusar desafios e enfrentá-los com coragem, determinação e alegria sabendo que em cada um deles estamos por inteiro não duvidando que essa é a verdade da nossa vida.
Um abraço sempre agradecido por tanto

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates