08 outubro 2009

Mudar o coração



Esta noite passei por uma zona mais fora do centro da cidade, por detrás da estação principal dos comboios. Não sabia que ali se encontrava a cantina da Caritas e viam-se muitas pessoas por lá. O que mais me impressionou foi a quantidade de gente a dormir, na rua, por todos os lados. É uma realidade que o centro histórico não mostra.

E dei agora por mim a pensar na impossibilidade de fazer algo, de me perguntar o que fazer para mudar estas situações, para além de ajudas pontuais. É sempre pouco. Percebo que vivemos num mundo com uma injustiça estrutural. O que posso fazer?

Na nossa vida podemos ser continuamente desafiados a construir justiça à nossa volta, vivendo relações de verdade, sem explorar o outro, sem estar acima de ninguém, no fundo, estando mais disposto a acolher e servir do que a dominar. Não se mudam estruturas sem antes mudar o próprio coração. Ao sermos mais justos, então estamos a fazer algo, a ser exemplo, a mostrar que há alternativas. Uma gota no oceano, mas que é a nossa parte mais autêntica.

4 comentários:

susana disse...

Não há nada melhor do que o empowerment. Essa é a melhor maneira de ajudar. Tenho-me vindo a aperceber que as pessoas não precisam de ajuda mas de que alguém as faça perceber que se podem ajudar a si mesmas e quem têm esse mesmo poder, bem dentro delas.
Sem excepção. Esse sim é um trabalho enorme e valioso.
Um abraço grande para ti!
su

Carl@ Mesquita disse...

É isso mesmo... mudar e mostrar que há possíveis alternativas... e as nossas pequenas acções fazem parte de um, do nosso, projecto... de vida.

Sim amigo tenho projectos... imensos... mas um espero e estou a tentar realizar no meu local de trabalho, na minha Escola... Não será fácil, mas as minhas intenções são parte da minha autenticidade e entrega... basta ser o que somos, será um passo, e dar uma outra Luz, uma outra Missão... serão objectivos centrais desta minha nova acção. Ainda, como te disse, está em Projecto, estou a medir cada passo e intento, mas serenamente e em breve espero iniciar e actuar=)

Obrigada por tudo.

Valério, dar-te-ei todos as pequenas cores desta simples acção, e certa de que 'beberei' desta fonte de energia, fé e amizade=)

Com carinho=)

Boa semana:)

Beijinhos Amigo

Leonor disse...

Acredito que está em formação um silencioso movimento colectivo direccionado à ajuda alheia. Vê-se cada vez mais, nota-se cada vez mais como parte integrante da vida de muitos que sendo mais afortunados já não conseguem fechar os olhos ao próximo. Esteja-se perante uma geração mais humana ou tempos que, de tão difíceis, obrigam a uma humanização do nosso olhar, é bom saber que essa outra forma de ver se traduz em gesto.

Um beijinho

António Valério,sj disse...

Ola e obrigado pelo comentários! Sim, também acho que existe uma nova sensibilidade a ajudar, e a nossa vida poderia ser um exemplo disso, em coisas concretas. Os exemplos atraem muito...

Kita, então depois contas! beijinhos*

Obrigado!

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates