01 novembro 2008

Santidade



Hoje é a festa de todos os santos. A Igreja celebra não só os santos que foram proclamados ao longo dos séculos, mas também é o dia em que se recordam todos os exemplos de vida cheia de Deus dos que viveram durante a história e que não chegaram aos altares. É o dia em que se acredita plenamente no homem. É também o dia em que nos lembramos das pessoas que marcaram a nossa caminhada de fé e crescimento humano e espiritual, que são para nós exemplos de santidade.

Este dia faz-nos recordar que a santidade não é algo distante, mas perfeitamente possível, à qual estamos chamados continuamente. Por sermos capazes de alargar as nossas energias de amor e doação até ao infinito, de sermos mais que os nossos limites, de sermos verdadeiros e coerentes com aquilo que acreditamos ser o bem.

Por isso, gosto tanto desta festa. É o dia em que rezo para ter a certeza de poder um dia chegar lá, de poder ter aquela convicção, alegria, paz e humildade que caracteriza os exemplos palpáveis que tenho dos amigos de Deus. E são muitos... porque não eu também?

3 comentários:

Rosa disse...

Olá António
Este dia, aqui cinzento frio e triste,
ajuda-nos a meditar em todos os que se deixaram guiar por Deus, deixaram que Ele fosse de verdade o Deus das suas vidas.
É um querer constante, é uma meta a atingir, é uma resposta ao querer e ao desafio que o Senhor nos faz:
"Sede santos como santo é o Pai celeste" (Mt 5,48)
Que Ele nos ajude a ter sempre presente este objectivo, a não vacilar nem desanimar.

António, tenha uma boa tarde.
Abraços

Ana Rita (EE) disse...

O Padre António é para mim exemplo vivo das palavras que o nosso querido Santo João Paulo II no deixou, acerca dos santos que "precisamos"... Ele referia que precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida no nosso tempo, e que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo...
"porque não eu também?". Creio que um dia terá a alegria de chegar lá (decerto que já a vai tendo no dia-a-dia, mas um dia será plena!), e de receber um grande ABRAÇO do Pai.

"ter a certeza de poder um dia chegar lá, de poder ter aquela convicção, alegria, paz e humildade (...)" deve ser o maior tesouro de glória!
Também eu quero aprender a olhar Jesus e crescer na santidade!

Um beijinho
Boa noite e boa semana,
Ana Rita (EE)

António Valério,sj disse...

Olá Ana Rita!
Muito obrigado! =)
Deus faz maravilhas em nós sempre que o deixarmos... só temos que fazer crescer a santidade que Ele pôs em nós...

E já estás a crescer na santidade, acredita ;)
Um beijinho

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates