15 abril 2009

Regresso

Ontem foi a ordenação diaconal dos meus companheiros de comunidade, aqui na Igreja do Gesù. Foi também ordenado o Afonso, que é o jesuíta que viveu mais anos comigo na mesma comunidade, o que acrescentou muito a minha alegria! =)


Desta vez, eu não estava nos bancos da frente, mas do outro lado do altar, a celebrar como diácono. É inevitável que não viajasse um ano atrás, ao dia da minha ordenação e não recordasse aquilo que vivi e rezei, como sonho e promessa cumprida. Ao mesmo tempo, dei-me conta dos poucos progressos que fiz, mas sobretudo do muito que Deus fez em mim.


O momento mais importante, para além da emoção de os ver a serem ordenados, foi quando desci com o bispo para dar um abraço aos novos diáconos, como sinal de boas-vindas à ordem. É um gesto de acolhimento numa história que ultrapassa os séculos e que se faz presente ali. Somos pequenos e ao mesmo tempo tão privilegiados! São os nossos dons que entram ao serviço dos outros, e isso desafia-nos a ser melhores e mais eternos. Parabéns! =)




Foto dos neo-diáconos. Atrás, da esquerda para a direita: P. Joseph Daoust (Delegado das Casas Romanas), Marjan (Eslovénia), Petr (República Checa), Sebastian (Alemanha), Mons. Piero Marini (Bispo), P. Janez (Reitor da comunidade), Flavio (Itália) e Afonso (Portugal). À frente, da esq para a direita: Léonard (Madagascar), Paul (Estados Unidos), Oleksiy (Ucrânia), Rogério (Brasil), Gabriele (Italia) e Joachin (Madagascar).



E, já agora, também eu! ;)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá António
Bons motivos para estar feliz...
E daqui também nós nos alegramos e rezamos.
Que Deus continue a "trabalhar" os vossos corações e o vosso querer em darem-se por inteiro ao trabalho nesta "ceara" tão longa, onde o "joio" da indiferença teima em abafar o Trigo que é alimento dos que ainda acreditam num mundo mais justo e fraterno em Cristo.

Parabéns.

Beijos

Anónimo disse...

How great to see the good Archbishop Piero Marini, as always working faithfully to service the Church and the people.
Congratulations to the new deacons !
God bless you all.

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates