23 abril 2009

Despojamento


(Sugestão de Catarina)

Regresso aos temas que me vão sugerindo, estes últimos dias ainda não tinha tido tempo para reflectir um bocado sobre eles, e hoje escrevo sobre o despojamento, que pessoalmente é um tema que me questiona muito!

A primeira imagem que me veio foi sobre ouvir histórias de jesuítas de antigamente que, quando iam para a teologia, que se fazia também no estrangeiro, levavam com eles apenas uma mala de mão com tudo o que precisavam. Também é verdade que na altura se usava a batina e bastava uma para vestir enquanto a outra estava a lavar =). Mas quando vim para Roma mandei por transporte nove volumes de coisas... e que é muito, talvez exagerado, vendo colegas meus que chegavam com duas malas, já que vinham de longe. E cada vez que vou de férias, é uma dificuldade enorme gerir os 20 kg de peso a que tenho direito! Sempre me pergunto nessas alturas porque preciso de tantas coisas?

A vida de hoje, estou convencido que nos obriga a ter muitas coisas: computador, roupa para diversas ocasiões, livros, objectos que nos fazem falta, para além daqueles que levamos connosco para todo o lado. Creio sempre que o grande desafio está no modo como nos relacionamos com as coisas, sobretudo como a falta de determinada coisa pode perturbar a minha paz interior. Tudo o que é perturbação interior é sinal de falta de liberdade. Talvez esse seja o critério que me pode ajudar a ter mais claro o que é essencial e o que é acessório. Se tenho medo de perder algo, é porque, de certo modo, a minha felicidade não está a passar pelo caminho melhor.

Tenho o hábito de fazer peregrinações, porque me ensinam muito sobre a Vida. A recomendação que se faz para quem caminha vários dias com a mochila às costas é: levar 10% do próprio peso. Tudo aquilo que for a mais, durante o caminho vai ser um fardo cada vez mais difícil de levar. E é bem verdade! Por duas vezes levei peso a mais e reparei que, no fim, levei coisas que não cheguei a usar e paguei um maior cansaço por isso. Aprendi que aquilo que é a mais não me ajuda a caminhar, distrai-me, torna-me mais lento, fico menos livre para olhar o que está à minha volta sem me estar a lamentar.

É por isso que o despojamento é algo irresistível para uma vida de maior qualidade. E despojamento pode não ter um significado de austeridade ou privação voluntarística. É uma questão de ir percebendo que uma vida mais simples me deixa mais espaço para a alegria e para estar comigo e com os outros de uma forma mais luminosa. Faz-nos menos calculistas. Mais agradecidos.

O despojamento material e psicológico estão ligados. Talvez seja mais fácil ter noção daquilo que posso ou não posso ter, o que ajuda à minha sobrevivência, ao meu trabalho,à minha cultura e ao meu divertimento. Mas acredito que fazer o exercício de um dia deixar de ter algo, ou não comprar alguma coisa, ou então dar a quem precise, mesmo que doa cá dentro, isto prepara o coração para uma atitude mais aberta e livre. Se me habituar a perceber nas coisas materiais que o essencial chega para aquilo que preciso, também irei perceber que a Vida tem outro sentido e outra alegria se for mais simples, mais directa, sem tantas distracções.

Isso também vale para o despojamento no modo de nos relacionarmos com os outros. Se não calcular propostas e respostas, se for eu próprio no modo como me dou, talvez me exponha mais, mas sou mais transparente. É tão bom não sermos pessoas complicadas!

4 comentários:

MARta disse...

fiquei a pensar que o que temos ( não só o material mas os pensamentos que temos, os sentimentos que alimentamos, as recordações que guardamos) são formas de delimitarmos fronteiras e marcarmos um espaço no mundo onde nos sintamos seguros face à imensidão do Mistério...

obrigada pelo texto!

beijinho com saudades

Claudia Maria disse...

É como estou determinada a agir (já tinha pensada sobre isso também): com transparência - para ser coerente com o que penso...e também, até, por comodidade. É muito mais fácil viver assim...tocando as coisas sem precisar medir palavras, atos e pensamentos. Mas o despojamento assim vai mais fundo: é preciso, em primenro lugar, nos despojarmos das opiniões alheias, do que "pensam da gente"....!!!!! Esse é o maior desfio.
Abraços

Rosa disse...

Olá António.
Gostamos de nos "carregar" e rodear de mil coisas, algumas sem que percebamos bem qual a sua serventia.
Quando, por variadas circunstâncias achamos que chegou a altura de nos "despojarmos" de algumas, a escolha torna-se quase sempre difícil.
Outras vezes, falta a coragem, falta-o querer...
Nas ultimas horas, dois testemunhos do que para mim é o despojamento.
Pela TV pudemos assistir em directo à canonização de Nuno Alvares Pereira.
Belo exemplo de despojamento.
Outro foi num blog por onde passo (Ver para além do olhar) o testemunho e uma decisão de vida que me tocou e me fez pensar...
Fala nos de Emílio Cervelló, jovem que deixa o bailado contemporâneo, para entrar num mosteiro da Cartuxa, dedicando a sua vida à contemplação.
Ficamos com a sensação de que as coisas que possuímos e desejamos, em demasia e ultrapassam o essencial, nos aprisionam e escravizam.
Sabemos que só no despojamento vivemos a plenitude, mas temos certa dificuldade em o por em prática.

António, Um resto de bom Domingo.
Beijos

Anónimo disse...

há que saber viver na abundância e na penúria, ser feliz com sol e com chuva, porque a felicidade não depende disso, mas da paz interior e do sentido que damos à nossa vida
(in não há soluções, há caminhos]

Um grande abraço.
Pedro Rosário

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates