29 novembro 2008

Esperar



Começa amanhã o meu tempo preferido do ano litúrgico, o Advento. É um tempo próprio para não deixar de estar atento, é preparar-se para algo grande. Normalmente, quando temos algum encontro importante marcado, antecipamos esse momento vestindo o coração, encontrando coisas bonitas para dizer, vestimo-nos de outra maneira...

É significativo que a preparação do Natal seja assim longa, quase um mês. Neste tempo, sinto-me desafiado a levar sempre mais a sério aquilo que significa a espera e a certeza. Não seria razoável esperar indefinidamente algo que nunca poderá vir a acontecer. O Natal faz-me ter a certeza de que acontece já a manifestação de Deus na minha Vida, que verdadeiramente Ele chega até mim e me faz ser mais parecido com Ele.

O tempo da espera é esta grande metáfora de me dar conta de que estou sempre em caminho em direcção a algo que me está a ser dado continuamente. Estar atento é saber ver os sinais de perfeição, sentir esta atracção irresistível pela perfeição, acreditar que todos os dias estou mais consciente do que sou e do que tenho. E o mundo parece tão necessitado de beleza e ao mesmo tempo tão brilhante de presença.


1 comentários:

Rosa disse...

Olá António
Também gosto do tempo de Advento.
Somos convidados a viver "um tempo" diferente, somos convidados a estarmos atentos e vigilantes.
Para O esperar, para O acolher.
É no entanto difícil.
Tantas são as luzes, tantas são as cores que nos distraem do que é mais importante.
Que Ele nos ajude a saber escolher o que a seus olhos tem mais valor.

Um bom resto de Domingo de Advento
Abraços

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates