14 janeiro 2008

Viver o tempo


Ontem li uma frase que me fez pensar e que veio mesmo a calhar para o momento presente. É de um santo, chamado Ireneu, que viveu no século II e diz assim: "O tempo permite ao homem habituar-se a receber Deus e permite a Deus habituar-se a habitar no homem".

Criar hábitos tem sido um dos maiores desafios que tenho sentido. Ter hábitos não é o mesmo que viver na rotina. Acho que tem mais a ver com rituais dos quais não podemos prescindir, para estarmos o mais possível diante da nossa verdade.

Um bom hábito, que nos construa, mesmo que seja algo pequeno, mas perseverante, acaba por marcar um modo de estar e de ser na Vida. O pior é quando sabemos o que queremos, mas o dia-a-dia nos distrai com coisas bonitas mas que nos deixam vazios. Há dias em que me faltou dizer "Estou aqui".

Ao ler esta frase percebi que Deus tem também um modo e um tempo de se habituar a mim, muito diferente do meu. É muito mais paciente, ama muito mais, acredita na parte de mim que me supera e que me faz ser Bem. Talvez um hábito para os próximos tempos seja a minha paciência e o estar onde devo estar, por um momento pequeno aos meus olhos, mas gigante no espaço-tempo da eternidade.

2 comentários:

disse...

Um texto bonito e para ser levado a sério. Por em prática um bom hábito, por exemplo: saber como estás, pela intensidade dos teus textos e imagens.
O modo como estás na Vida, tem sido reconfortante para mim e para todos os que se têm cruzado ctg. Conheci uma pessoa de Lx que tem uma gd admiração por ti, por aqui, pelo teu blog. Imagina como fiquei :)
Obgda e até já!
Te

Di disse...

Parece que me lês p pensamento. Que sintonia:)

Rezo para que consigas cada vez mais interiorizar esses hábitos e tento também consegui-lo.

Beijinho cheio de esperança***

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates