17 janeiro 2008

Os modos de ler


Muitas vezes ainda ouço uma pergunta que me foi feita, enquanto noviço, quando fiz uma visita ao Colégio S. João de Brito em Lisboa, para falar da vocação de jesuíta: "Dizes que Deus te foi dando sinais, mas que tipo de sinais são esses, como é que Deus fala?"

E hoje ainda teria dificuldade em responder sem ser de forma abstracta, - como me parece que foi no momento - , que Deus fala através do que vou desejando para a vida como horizonte mais completo, onde me sinta livre e total num espaço onde me encontro, ou através de pessoas e experiências, pequenos momentos em que as coisas começavam a fazer sentido e a apontar numa direcção.

Hoje percebo que Deus continua a falar em várias línguas, às vezes difíceis de perceber, porque são palavras grandes de mais para os meus ouvidos, ou porque são silêncios que me deixam parado nas perguntas. Às vezes é mesmo uma luta entre a pressa e a paciência, entre o sonho ideal do que eu deveria ser e a realidade de ser frágil todos os dias e ter de viver com isso sem me resignar.

Importa continuar, porque Deus é uma Palavra que não pára de se dizer, tão genialmente criativa que só em momentos de espaço em branco posso deixar escrever linhas e letras nas cores mais inesperadas.

1 comentários:

Renato Oliveira disse...

Pois é muitas vezes nos preocupamos tanto com as aflições do mundo que deixamos de ouvir Deus falar. mais Ele não deixará de falar, se queremos ouvir é só deixar Deus falar!
Gostei muito do seu BLOG, com certeza voltarei mais vezes!!
Graça e Paz!

www.sorogospel.blogspot.com

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates