09 janeiro 2008

O Bem de Todos


Esta manhã, numa aula, ouvi algo que me surpreendeu. Que o facto de eu existir e agir mexe com todos os homens. De modo mais directo com os meus pais, as pessoas amigas e conhecidas, as que marcaram o meu caminho. Indirectamente, de tantas formas possíveis: computador made in USA, sapatos made in Italia, incenso indiano, camisola made in China... Além das pessoas que encontro nas lojas, o motorista do autocarro, quem já rezou à frente da mesma imagem na Igreja onde costumo ir...

E cada uma destas pessoas tem um outro mundo relacionado com elas. A comunhão ou fraternidade entre os seres humanos, para o bem e para o mal, é muito mais real do que supomos.

Todo o bem que faço não é apenas imediato e visível. Crio algo que é muito mais parecido como um Bem Universal, uma construção de algo positivo na vida de quem não conheço. Do mesmo modo, o mal que faço ou o bem que deixo de fazer rompe qualquer coisa e alguém, directa ou indirectamente sofre com o que eu deixei de fazer ou destruí.

Talvez seja muito importante acreditar cada vez mais no nosso poder de fazer o Bem e evitar o Mal. Não é uma espécie de favores em cadeia, é algo que tem a ver com as nossas decisões e gestos mais quotidianos.

3 comentários:

Mithrain disse...

Antes de mais, ola Valerio! Podes nao te lembrar de mim mas eu recordo-me de ti com muita saudade. Hoje, caiu-me uma gotinha do ceu: o teu blog. Apesar de me manter activa na paroquia, não é o mesmo que o colegio e, cada vez me tenho sentido mais distante. Vou com certeza estar com muita atençao ao teu blog e muita obrigada por nos permitires mantermos a chama acesa com coisas tao bonitas.

Mariana, Caic

António Valério,sj disse...

Olá Mariana! =) É claro que me lembro e fico mesmo contente que tenhas dado com o meu blog! Obrigado pela visita! É tão bom continuar a manter contacto! Rezo por ti e felicidades!Beijinho* Valerio

Anónimo disse...

Gestos que se podem assemelhar a uma enorme teia que só é bela quando perfeita.
Cabe a cada um de nós trabalharmos para essa perfeição.

Rosa.I.

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates