06 fevereiro 2008

Quaresma



A Quaresma começa com uma celebração bastante particular, que é a imposição de cinzas, como sinal de conversão e penitência. É um gesto muito antigo, que vem já da tradição judaica e que se fazia em momentos de dor ou de arrependimento.

O sentido da cinza hoje tem a ver sobretudo com a humildade. De reconhecer que, no meio de todas as nossas possibilidades, por vezes fazemos coisas que não nos deixam bem e reconhecemos que acabamos por não ser completos.

As cinzas fazem-nos ter consciência de que somos criaturas feitas de terra, mas que isso não significa um humilhar-se gratuito. Aprendemos sobretudo a perceber que é a terra que Deus tomou nas mãos e nos fez. Se é sinal de humildade, é necessariamente também sinal de uma predilecção especial de Deus por nós, que nos faz como sua obra-prima.

Daí que começa hoje um caminho desde a nossa origem, sabendo o que somos, terra, mas em direcção ao que já somos e seremos completamente, Luz.

1 comentários:

Inês disse...

António, desculpe não ter respondido ao último comentário que fez no meu blog, mas só o vi agora! Gostei tanto, tanto de o ler... Fiquei muito feliz por essa "curiosidade" que tem de me conhecer! Não sou mesmo nada de especial, sou uma pessoa completamente normal, mas fiquei muito feliz :D

E claro que ia adorar conhecer uma pessoa tão vivida! Jesuíta, a estudar Teologia em Roma, beem, tanta coisa!
Mais uma vez, OBRIGADA!
Beijinho *

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates