29 junho 2007

Final de etapa

4comentários

Têm sido estes os últimos dias de Roma. Chega o final do ano e a altura de regressar para as férias a Portugal. Depois de um mês de ritmo de estudo, são alturas de percorrer a Cidade com um coração mais atento.

Visitando sentimentos de primeiros olhares, ainda cheios de perguntas. Passos cansados e às vezes magoados. Passear pelas ruas é revisitar pequenos acontecimentos, os de todos os dias. Com momentos significativos e tantas consolações.

Tenho sorte na Vida que tenho... um dom que não me lembro todos os dias. E fazer, no fim de tudo, um abraço completo e descobrir que tudo tem um sentido escondido.

Tenho aprendido que, no final de uma etapa, há sempre um olhar positivo. Sinal de ter superado qualquer coisa, por muito difícil que tenha sido. Felizmente não foi o caso, mas no final deste ano, olhar para trás e ver tudo como um dom gigantesco, que aumenta a capacidade de amar, é uma experiência muito construtora.

26 junho 2007

Este Mistério

1 comentários

As coisas pequenas escondem mistérios. Por detrás da porta daquilo que me acontece, sou desafiado a ler sinais. Mas sem estar demasiado fixado em querer encontrar mais explicações e sentidos, quando algo é óbvio e simples.

Acredito que o Mistério escondido se pressente além de toda a cor e toque. Em ocasiões especiais, sobretudo naquelas que não se esperam. Talvez o mais difícil seja parar e olhar com outros olhos. Ou, no caso de ser uma coisa menos boa, não querer estar a perceber os motivos. Há sempre tanto que fazer....

Perceber o Mistério requer tempo e coragem. Um coração aberto, e já sensível no começo. Capaz de agradecer e fazer caminho. É mesmo bom quando se descobrem rumos passados nos acontecimentos presentes. Confirmam o futuro.

25 junho 2007

Protegido

2comentários

Protegido e amparado, levado com cuidado. Com imensas surpresas, vontade de acreditar, certezas. É bom acabar os exames =)

Não costumo muitas vezes falar do que estudo, se vier a propósito, acho mesmo interessante. Mas há uma coisa que fica. A Teologia é a "ciência" que estuda Deus. Assim de um modo geral. Demasiado académico para falar da experiência de consolação, da vontade indescritível de ter Deus no coração. De ser igual a Jesus, como cada um entende que deve ser.

O que tem sido bonito no estudo é ir vivendo a força do Amor através dos conceitos. Não se lê sobre Deus nem se chega a saber nada de essencial d'Ele, se não houver Amor. E este implica entrega, em horas oferecidas com esforço e tanta distracção. Enfim... aprende-se para a amar, mesmo num deserto de letras. Olhar para o que se tem entre mão e no fundo da alma é um oásis, aí encontro a sombra e a água. Acolhido e abraçado.

24 junho 2007

Se houver qualquer coisa

1 comentários

Há dias em que se acorda consciente das coisas bonitas. Em que apetece passear em campos conhecidos, aqueles que nos trouxeram certezas em dias importantes.

Visitar o passado é descobrir um caminho que se fez e tomar asas que nos fizeram em tempos voar para onde se está agora. O que é mais bonito no passado, são os tempos de consolação, a que fica... mesmo depois de hora difíceis. Porque, um dia, sempre acabamos por nos consolar.

O passado joga-se em memórias e liberdade. Há coisas que fizeram parte de nós, sem as quais não somos o que somos hoje. Mas se houver qualquer coisa definitivamente importante lá atrás, nunca nos chama para que olhemos para trás das costas. É a primeira a empurrar-nos para a frente.

São lugares guardados, os melhores pontos de partida. Se houver qualquer coisa que fale da liberdade entregue e feliz, são estes momentos, situações e pessoas. Uma verdadeira amizade.

22 junho 2007

Sim!

2comentários

Num olhar de entrega, sem nada a perder...
Sabes o que sou, sabes como sou.
Um desejo de ser infinito, um abraço de o poder conseguir:
Consolação


Get this widget Share Track details

21 junho 2007

Os sinais da esperança

0comentários

Quando nos dão um presente grande de mais, às vezes ficamos a olhar para ele com medo lhe tocar. Só a contemplação de um dom faz feliz, sabendo que se o tem em plenitude, mesmo antes de o começar a usar.

Na minha vida fui tendo muitos presentes assim, de coisas que descobri de mim e dos outros. E nem sempre percebi a força escondida numa promessa demasiado gigante. Talvez por pensar que não vou ser capaz, ou por não acreditar que uma coisa assim possa ser-me confiada.

Tenho descoberto que o que faz funcionar o Dom é a Verdade. Quando percebo a verdade com que me é dado esse dom, então faço-o meu, e transformo a vida, minha e do mundo. Se não percebo ainda o porquê, corro o risco de o usar mal, ou de forma inadequada.

São os sinais de esperança que confirmam os Sonhos que me vão sendo dados. Sinceramente, há dias em que precisamos muito deles...

20 junho 2007

Por acaso...

1 comentários

A nossa vida é feitas de coisas bem pequeninas... e essas coisas são grandes oportunidades. Há dias especiais, com acontecimentos que marcam novas etapas da Vida, mais ou menos fundamentais. Mas é verdade que a grande parte do trabalho dos nossos sentidos se volta para coisas tão comuns.

A diferença entre o levar uma vida de qualidade melhor ou pior, não está na quantidade e qualidade das coisas que nos acontecem. Está no modo como olhamos... a cor e toque que pomos nas coisas, é o que definitivamente traz a nossa marca.

Ou toco como se nada fosse, ou amo porque tudo é bonito. Mesmo as coisas caídas no chão, ou as paredes sujas... é sempre um convite a por qualquer coisa em ordem... ser mais completo nas minhas acções, ser capaz de ser transparente e decidido no que é melhor para cada momento.

Isso faz-se num abraço de chegada, alimentado nos momentos em que olho as paredes da minha casa e me sinto no meu lugar, sempre com vontade de o encher de novas flores e novas músicas.

18 junho 2007

Confio

2comentários

É um movimento do coração que é capaz de salvar. Sinto-me desejoso do perdão, é engraçado como cada vez mais o entendo como a última palavra.

Ao mesmo tempo, é algo já conseguido, mas sempre em caminho.

Acho que é o grande chamamento da meta, ou quando se olha, do cimo de um monte, o ponto de chegada, depois de vários dias, meses ou anos de caminho.

Sento-me quando os olhos contemplam onde quero ir. Uma espécie de luz ao fundo do túnel, a promessa de um abraço, o acabar por dizer que tudo está bem. A História tem um final feliz, no meio de tudo o que é frágil. Apetece-me gritar a experiência de ser salvo e não sei como fazer entender isso.

Talvez com um coração cheio de paz e bondade, que sorri de tudo. São dias felizes, de agarrar o que falta fazer e entregar com paz... Falta tão pouco, é a certeza desta percepção, de ouvir a última palavra... a que dói e a que entrega: Faça-se a tua vontade...

17 junho 2007

Vem

0comentários

Quando há medos da verdade... a resposta é um encontro autêntico. O que vem antes de algo fundamental é sempre tão desviado do que fica depois de ter estado ali.

A imaginação leva-me até uma capela, bonita e cheia de luz. Onde se ouve ao longe os rumores da Cidade. E onde a vida passa através das memórias, e através de compromissos de agenda. Tão fácil perder-se em divagações.

E há um momento, às vezes, alguns segundos, em que se tem a graça de poder parar a velocidade do passado e do futuro e se fica num momento simples e vazio. E ao mesmo tempo, cheio de luz e verdade.

-Vem, ouço dizer... Fica comigo e traz o que tens contigo, não as coisas feitas ou os sonhos bem programados. Apenas o desejo. E este desejo é uma praia cheia de mar, onde se voa a grande altura... sem se perder com o "fundamental" daquilo que não é, mas viver de um sopro que leva a uma experiência de Amor pleno e gratuito.

Que transforma e torna livre, que faz ser simples... Saio da capela com um sorriso de alma... Nem é preciso ficar à espera de sensações "quentinhas", às vezes o que acontece é duro, mas é verdadeiro...

16 junho 2007

Leve

4comentários


O tempo traz sempre todos os sinais de esperança... e nós vamos pondo os meios e esperando os fins, pouco a pouco. Chega a hora e acontece o que tem de acontecer... destino, azar, coincidências ou consequências... pode-se chamar muitas coisas. Faz sentido ler como vontade de Deus, em última instância Amor, mesmo não compreendido totalmente.

E os nossos meios mais simples, vão-nos realizando, com o esforço de cada dia. Estar a chegar quase ao fim da época de exames, é um motivo de confirmação dos meus deveres, e de consolação pelo que sou capaz de fazer.

Quando faço o que posso, por querer fazê-lo e não porque tem de ser. Chega a hora... cumpra-se... e vou-me encontrando numa espécie de lugar diferente, mais perto do futuro, mais cumprido do passado.

14 junho 2007

...

6comentários

A experiência mais radical do Amor tem duas margens:

A Verdade, que me leva à Coerência

A Liberdade, que me leva à Paz.


É isto, não é? Talvez devesse repetir isto várias vezes ao dia... =)

13 junho 2007

Testemunho

2comentários

Às vezes pergunto-me: que faço naquilo que dou? E o que mostro daquilo que faço? É difícil não me deixar ir ao ritmo do que vou sentindo no dia a dia, e das coisas que me vão acontecendo.

Se cada pessoa é única, também aquilo que deixa tem uma marca muito pessoal. E queremos que se lembrem de nós como algo de bom.

É um desafio a mostrar a alegria que tenho, porque nasce de uma felicidade mais certa do que se supõe. Que se veja liberdade, paz, e entrega. E insisto às vezes em me queixar, e fica-se tão pequeno... que dá vontade de rir. É a minha melhor arma.

Ser cristão tem uma marca que não passa só por acreditar numa série de coisas fundamentais. Se isso não passa pela simplicidade mais radical, e pelo olhar mais verdadeiro, há qualquer coisa que falha... De facto, a fé é um caminho de vida, e nasce de mistérios que só o coração conhece. A fonte e o caminho são a mesma coisa... será isto a união com Deus?

12 junho 2007

Ser autêntico

1 comentários

Há dias, da minha janela, vi passar o senhor que costuma estar a fazer de "mimo" numa das praças. É muito bonito, quase ternurento, o espectáculo que ele faz. E foi muito engraçado vê-lo a atravessar a rua, com medo das motas, enquanto puxava a mala com as coisas dele.

Habituei-me a ver a sua parte artística, e vi-o na sua parte de cada dia. O que é ser autêntico? Os passos quotidianos ou a entrada no mundo do sonho? Acho que este senhor fala das duas maneiras... e ambas tão transparentes. Talvez uma mais com o corpo, a outra mais com a alma, ou as duas juntas.

Temos na vida momentos em que falamos mais da Terra e outros mais do Céu. É também uma questão de decidir a verdade de cada dia. Sobretudo deixar-me levar pelo que é mais completo, mesmo que seja tão simples como atravessar a rua com medo das motas.

10 junho 2007

Perspectivas

7comentários

Não me acontece quase nunca... dei conta, durante o almoço, que o dia 12 de Junho é terça-feira próxima, e não quarta-feira, como pensava. Resultado, afinal o exame seguinte é já depois de amanhã, e tenho menos um dia para o preparar.

Seria motivo para ver o mundo virado do avesso... menos mal que é oportunidade para cultivar o sangue frio e tentar fazer o melhor possível, que nunca é impossível.

Tive de fazer uma pequena paragem para me lembrar que, perante um episódio que não se espera, se tem de fazer uma opção... vamos em frente... afinal até é bom ficar livre um dia antes.

Perspectivas... está mais nas nossas mãos do que supomos. E já não escrevo mais, que agora fiquei com os minutos contados! =P

09 junho 2007

Já volto

0comentários

Conheci um menino que me falou da espera. Nem estava muito preocupado com o facto que fosse ele o esperado. É mais importante esperar o que ele me traz.

Felicidade... consegues perceber o que isso é? Talvez uns momentos, ou dias, em que se experimenta um Ser completo... sem ter dúvidas? Se calhar é mais nem precisar de fazer perguntas. Basta assim...

Mas nem sempre tudo é tão claro, ou pelo menos teimo em me convencer disso. A inquietude de querer sempre mais, voar mais longe e ir mais alto. Porque não basta assim...

Felicidade... como uma semente que ninguém pode tirar, plantada com raízes muito profundas... a água são as mãos que a acariciam e o sol os sorrisos que a contemplam. Está aqui... cuida dela, consegues fazê-la crescer... espera... já volto.

E depois me dirás! =)

07 junho 2007

Proximidade

6comentários

Ontem regressei por mãos de memória e sentimento a lugares que são abrigo e conquistas. Descobri um lugar para mim, uma cadeira vazia à minha espera, a vontade de cantar com o coração.

Em momentos particulares que falam de formas de existência completas, livres por se saberem íntimas, como o voo de uma gaivota em dia de chuva, por cima do mar.

Não há lugares longe de nós, quando estes são o chão da nossa alma, e ardem como um fogo aceso, numa casa que estará sempre para recordar o sonho e continuar a Viagem.

"Em toda a parte, onde quer que o Sonho me leve, hei-de lembrar-me de Ti..."

06 junho 2007

Dá-me um sorriso

2comentários

Dá-me um sorriso, pede-me a Vida. Um, pelo menos um, durante todos os dias da tua vida. Quando ganhas e quando perdes, sempre, em cada dia em que nasce o sol e quando cantarem os pássaros.

Quando vires uma cor que traga qualquer coisa de novo, uma distância do passado. Ou um som de água a correr, que te leve para longe. Quando apertares uma mão, ou acariciares um rosto, tocando a humanidade, realizada ou doída que seja.

Pensa num sorriso quando vires os dias futuros, aquilo que te espera como um abraço quente de teres chegado e estares pronto a partir. Em contínuo movimento.

Traz a paz no teu sorriso, mais que a alegria. Sê como a chuva, fecunda, faz florir os campos, pinta as tuas paisagens de amarelo e lilás, como as que se vêm de um caminho, por entre a planície.

05 junho 2007

Certeza

2comentários

Tenho presente o Sonho...

E o que estarei disposto a fazer por Ele?

04 junho 2007

Em companhia

4comentários

É tão bom sentir que não se está sozinho! Mesmo estando em casa, com mais coisas para fazer, a maior do tempo solitariamente... é bonito deixar-se invadir pelos motivos.

Aquilo que se faz, terá de ter sentido, vem das nossas escolhas, mesmo pequenas... mas joga-se a fidelidade em querer aquilo que se faz e querer bem. Querer com vontade e querer com amor.

As companhias de tempos mais sozinhos vêm carregadas deste sentido, de uma espécie de coragem, que nos diz que estamos a fazer as coisas certas. As do sonho, da Vida, as mais infinitas... gosto delas!

E há as companhias de pessoas amigas, que aparecem sem pedir, porque dão importância àquilo que se foi fazendo da Vida, e as vezes com pequenos toques, carregados do mesmo sentido e do mesmo sonho...

Agradeço as companhias, as de Jesus e as de todos os pequenos toques que confirmam um caminho =)

03 junho 2007

Tempo de qualidade

4comentários

Comecei estes dias o meu tempo de exames e confesso que fico contente por isso. Pela possibilidade de poder organizar todo um dia por minha conta, com muitas horas de trabalho, mas que dá para coisas que habitualmente a rotina do dia-a-dia não possibilita.

Sobretudo para ter o tempo de qualidade. Ser possível parar o estudo e descansar com alegria, experimentar a serenidade de uns minutos de sol, um passeio, ou uma conversa. Tempo de qualidade para rezar, como o ar que alimenta a Vida. Para me encontrar em gestos pequenos e cheios de sentido.

É possível viver alguma angústia de véspera de exames e ainda muitas páginas para rever. Não acho que isso possa limitar um escolha de fundo pela felicidade, procurada e encontrada. Tudo está mais à mão, quando não se busca só o impossível, mas se acolhe a simplicidade das surpresas pequenas.

02 junho 2007

Abrir o coração

3comentários

Ontem tive uma conversa sobre ser ajudado no dia-a-dia, através de conversas importantes, ou de momentos em que se partilha algo de mais fundo, da Vida e da oração. Direcção espiritual...

Tem sido uma descoberta cada vez mais real da acção de Deus e do seu Espírito, através de pessoas que, por vários motivos, merecem a mais plena confiança. Tenho sido ensinado de como o simples facto de exteriorizar o que vai cá dentro, mesmo que seja muito amadurecido, é uma oportunidade de receber um eco. Que ajuda a ver para além do meu mundo e das minhas ideias, faz perceber dinâmicas de fundo e a discernir desejos e sentimentos.

Tenho tido a sorte de ter pessoas na minha vida a quem não escondo nada... é um crescimento enorme. E tenho tido a sorte de receber a confiança também de muitas pessoas, que me fazem maravilhar com as maravilhas do coração do Homem, mesmo quando está magoado.

No fundo, os movimentos de gratuidade de alma, quando não se escondem luzes nem sombras, fazem bem, aumentam o coração e os horizontes, e fazem caminhar com passos cada vez mais seguros.

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates