29 agosto 2006

Equilíbrio

Equilíbrio: Esta palavra tem sido muito importante ultimamente. É mais uma daquelas coisas que sabemos que é essencial e que, no fundo, sempre estamos à procura, mas é dificil saber como a pôr em prática.

Esta ideia já vem da sabedoria mais antiga: No meio está a virtude. Mas no meio de quê? De estados de suprema felicidade e estados de grande tristeza? De atitudes de possessão em relação às pessoas e às coisas ou estados de libertação? É de tudo um pouco.

O que é mais difícil na busca do equilíbrio é, a meu ver, que o polo negativo é muito preguiçoso e fecha imenso os horizontes, não deixa ver para além do seu estado. E isso exige esforço. O polo positivo é tão bom que custa te-lo com liberdade, com medo de se perder. E isso exige esforço.

Buscar o equilíbrio na vida requer optimismo e liberdade. Optimismo para acreditar que tudo pode melhorar e liberdade para perceber que tudo é um dom que não pertence ao meu egoísmo.
É uma atitude verdadeiramente humana, responsável e madura, olhar para além do que não tenho e para além do que tenho... Ser agradecido.

1 comentários:

Anónimo disse...

Liberdade para me desprender, equilíbrio para não me desviar, a paz não deve andar muito longe daqui...
por isso, no reboliço do dia a dia, tenho a liberdade no bolso da camisa e o equilibrio é uma corda bamba de emoções, é dificil ter paz mas é bom pensar nela...

Revi-me em tudo o que escreves-te, e pensei em pouco no que li.
Dinis

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates