16 fevereiro 2010

Regresso

Cá estou de regresso depois de 15 dias fora de Roma. Os dias no mosteiro de Camaldoli superaram as expectativas, não só por o trabalho ter rendido e ter escrito mais de metade da tese, mas também pela magia do lugar, onde regressei para encontrar a mesma paisagem de Junho passado, mas completamente transformada.

Nevou bastante nos dias em que lá estive e a montanha estava coberta de branco. O silêncio era ainda maior. O mesmo branco veste os monges que, por quatro vezes ao dia, se dirigem ao coro da capela para cantarem a liturgia das horas. Sento-me entre eles. O mais velhinho está ao meu lado e estende-me a mão para o ajudar a levantar, enquanto se queixa das dores nos joelhos. 

Viveu 50 anos sozinho numa casinha, no eremitério, 3km acima do mosteiro, até que a saúde o fez vir mais para baixo, para receber outros cuidados. Sinto muita falta, diz ele, com olhos brilhantes. Mas sobretudo a paz, de quem viveu radicalmente a profundidade da Vida, que no fundo, é entregar-se, sem calcular, nem estar constantemente a perguntar se o que se faz é mais importante do que se é... 

Um monge camaldolense lê dentro de um castanheiro com 500 anos, perto do Mosteiro. 
Tirei uma fotografia neste sítio, com neve a toda a volta! =)


A felicidade está muito perto de nós, envolve-nos por todos os lados, e basta viver o que se tem a viver com a mesma entrega dos grandes momentos. Faz bem contactar com estes santos, muda-nos por dentro.

4 comentários:

disse...

... emociona-me a tua felicidade... Um abraço daqui

Anónimo disse...

Olá meu amigo. Entendes quando te falava da magia desses lugares? Preparo-me novamente para regressar a Oseira... Um abraço, Luís Leite

António Valério,sj disse...

Olá Té! Sim, cada vez que me lembro daqueles dias, movo-me por dentro! Um abraço também daqui*

É verdade Luís, tinhas-me falado, é bom contactar com estes lugares e pessoas! Fico contente que ali vás de novo, aproveita bem! Abraço ;)

Lídia disse...

A Felicidade está bem dentro de nós, e ressalta quando nos sentimos amados, próximos de Deus... Estar em paz, alegre, sereno, pobre do eu, talvez seja caminho de encontro... caminho de Felicidade.

Beijinho
Lídia

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates