14 julho 2009

Com abundância


E finalmente, consigo o tempo e espaço exteriores para poder partilhar aqui os dias deste fim de semana. No Sábado, dia 11, fui ordenado no Carmelo de Fátima, onde tenho uma irmã Carmelita, por imposição das mãos do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. E na presença de tantos familiares, companheiros jesuítas, sacerdotes da minha Diocese, e amigos da minha terra natal e dos sítios por onde fui passando. No dia seguinte, no Domingo, foi a minha Primeira Missa, na Igreja onde me baptizei, fiz a primeira comunhão e me crismei, em Idanha-a-Nova.

Tenho apenas duas palavras que poderiam resumir de alguma forma o que senti nestes dias, apesar de ainda me ser difícil expressá-lo: Apresentado e Abraçado.


A minha irmã Margarida canta as ladainhas durante a prostração.

Apresentado na celebração da minha ordenação, onde me disponho diante de Deus para o que for, onde me sinto receber uma graça que não consigo tomar conta por mim mesmo, a não ser pelo extraordinário Poder que me é dado de ser Padre. Sinto-me herdeiro de uma promessa e uma benção, um Bem feito de mim para os outros.
Abraçado na minha terra natal, por uma igreja cheia de gente, com tantos rostos da minha infância e de tantos amigos que viajaram muito para estarem presentes. Uma experiência de ser acolhido na alegria e na simplicidade e não poder fazer mais nada do que dar-me conta que este é o meu novo lugar. Uma alegria indescritível.
Na celebração da Primeira Missa, na minha paróquia.

Muitas vezes pensamos que não estamos à altura dos momentos. O facto é que nunca estamos completamente preparados para a Grandeza que somos. O momento em que isso se manifesta em toda a sua Luz e Presença faz-me acreditar com toda a certeza na nossa Bondade e na nossa Beleza. Não nos podemos nunca esquecer da maravilha que somos.

Agradeço a todos as orações, a amizade a presença amiga feita em tantos modos. É uma responsabilidade sentirmo-nos entregues. Obrigado! =)

19 comentários:

Márcia =) disse...

Parabéns!

E coragem para esta nova fase da tua vida...
Boa sorte e que Deus esteja sempre contigo!(...) bem isto é uma certeza!Ele estará com certeza sempre contigo...
O melhor é desejar:
Boa sorte e que estejas sempre com Deus!

da Márcia(INA)

Anónimo disse...

parabens...antonio
mi sono ricordato di te... e della nostra conversazione nel gesù nel ultimo giorno prima di partire. Auguri, che il signore ti benedica.

eduard

Anónimo disse...

Já está em tempo de mudares o teu perfil..."antes da minha ordenação sacerdotal."
Abraços
Eu amigo

A disse...

Parabéns!! :) :)
Muitos beijinhos!!
**

Anónimo disse...

Parabens!

nise disse...

Parabens, felicidades e obrigada por essa grande "doação" de colocar-se a serviço de Deus e da igreja. A julgar pelo que leio no seu blog, acho que serás um padre maravilhoso!
Boa sorte.

tchi disse...

Parabéns Padre António Valério.

Grande a tua alma.

"Apresentado e Abraçado" em aBraços de enTrega até Ele.

Felicidades.

Beijinhos.

João Alves disse...

Abraço fraterno!

Elsa Sequeira disse...

Muits parabéns!!!!
Rezo por ti!

bjtssssssss

Anónimo disse...

Muitos Parabéns Padre António :)

Anónimo disse...

Muito parabéns, Padre António Valério!

Ich freue mich mit Ihnen und freue mich für Sie! Mein Gebet.

Angelika d'Alemanha

José Gonçalves disse...

Aqui estão as fotos da primeira missa em Braga.

(Clicar no meu nome)

António Valério,sj disse...

Muito obrigado a todos! É mesmo consolador sentir a vossa presença amiga! =) E obrigado Zé pelas fotos, gostei mesmo muito! ;) abraços

Carl@ Mesquita disse...

Ver as imagens dos meus Amigos(a ti, particularmente, ao Zé, ao Luís, Afonso... e a todos os outros que estão para lá das 'camâras'... os amigos 'cromos' e 'pestes' do norte, claro!!!! ... são recordações positivas e enriquecedores:)

Ouvir-te, ver-te Valério é uma Alegria imensa.

Como expressa o poema de Eugénio de Andrade: «Ver Claro»
Ler as tuas palavras é como sentir e tua graça o teu Dom... a tua Felicidade=)

Com muita e toda a amizade: Para um especial amigo e Padre António Valério,

Parabéns=)

Grande Beijinho*... saudades

Yue Liang disse...

Parabéns! Força na missão agora reforçada!!

Grupo nº3 12ºB ( INA) disse...

Olá Valério =)

É provável que não te lembres de mim, uma vez que só nos conhecemos em Roma. No entanto, não poderia deixar de te dar os Parabéns (ainda que um bocadinho atrasada).

Parabéns, por este dia de especial graça na tua vida.
Parabéns, porque ouvis-te a voz Dele e O seguis-te. =)

Que o Amor de Cristo, continue a “encher “o teu coração.

=D

Beijo* Telma Bezerra

Vanessa disse...

Eu estive na ordenação e foi realmente algo do outro mundo...acredita que mesmo que reprovasse no exame teria valido bem a pena..que felicidade! Acho que não pode haver nada mais bonito do que a a felicidade que transparece quando alguém está exactamente onde deveria estar... Tenho a certeza que darás um excelente Padre, cheio de luz e alegria! Rezo por ti*
Força Tó!
Beijinho de esperança*

Leonor disse...

António,

Venho tarde e a más horas dar-te um beijinho de parabéns.
Estou no meu primeiro dia de férias e as semanas que antecederam este descanso não foram fáceis mas não queria de maneira nenhuma deixar de passar este momento que é, naturalmente, tão feliz e enorme.
A cerimónia que descreves deve ter sido única, imagino ... não, não imagino o que seja chegar ali, num culminar de estudo, preparação, meditação, reflexão, noção de responsabilidade, muita oração e entrega. É adorável ver-te ali acompanhado não só dos teus colegas mas da tua própria irmã!
Desejo-te as maiores felicidades e que Deus te acompanhe na viagem que começaste.
Eu vou rezando por ti muito em especial neste ano em que nos é pedido que rezemos pelos nossos padres.
Acredito que não te sobre muito tempo mas, na medida do possível, vai parecendo por aqui com as palavras a que nos habituaste, agora, certamente, impregnadas de toda uma nova experiência.
Até breve.

Sol da manhã disse...

Parabéns =)!!
Há mais de dois anos que o leio, acompanhando o ritmo (quase) diário... e é bom :)! Tenho saudades das leituras por aqui!

Uma missão muito boa e fecunda!
SHALOM

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates