28 dezembro 2011

Perspectiva


Por vezes olhamos a vida como se fosse através de um vidro que distorce imagens. Falta transparência ou, o que será mais dramático, vontade de purificar aquilo que impede de ver melhor.

A transparência coloca-nos diante de uma pergunta acerca do sentido de nós mesmos, acerca do nosso lugar e do nosso olhar perante o presente e o futuro. Um olhar distorcido não é honesto, e acabamos por não fazer justiça àquilo que queremos da vida. Fazer justiça implica ver alguma claridade entre caminhos que se apresentam confusos. E aí, há que restaurar perspectivas, seja para ver o bem, seja para ver o mau.

Há pessoas que vêem o bem de forma ingénua ou pouco lúcida. E não mudam o que há a mudar. Há outras que vêem o mal de forma agressiva e destruidora. E paralisam-se em críticas e desânimos. A boa medida do olhar é aquela que liberta, seja para apreciar o bem, seja para afastar o mal. Em tudo isto existe uma experiência de libertação, uma experiência de ver-bem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada, caro Antonio. Maria

Rosa disse...

António
que este ano seja vivido em "transparência" paz e amor...ainda que a nossos olhos as imagens sejam "distorcidas" e sem cor.


"O que for teu desejo, assim será tua vontade. O que for tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino."
( Deepak Chopra )


António, bom ano
Abraços

António Valério,sj disse...

Obrigado! Bom ano também para todos!
Beijinhos

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates