11 abril 2010

Outro olhar


A vida faz-se de encontros. De facto, somos muito pouco quando estamos sós, não nascemos para a solidão. Aliás, é das coisas que mais nos assusta. As pessoas passam na nossa vida e constroem ali o seu lugar. Depois, passa o tempo e partimos para novas paisagens. É muito bonito perceber como aquilo que se construiu em relações positivas não se perde, somos também as nossas relações.

Nas relações existe um espaço de comunhão e intimidade que revela quem nós somos. A verdade necessita de um campo de manifestação, feito de confiança e abertura. Ser aquilo que se é constitui uma surpresa e um desafio. Aceitamos o outro, acolhemos, passamos a gostar e a amar. O que é defeito torna-se oportunidade de crescimento, muitas vezes através de diálogos que custam. Mas ninguém é amigo se ao menos uma vez não se tiver zangado. 

São passos que descobrem pessoas como são, com luzes e sombras. É bonito o mundo humano, um fascínio que nos ajuda a ser nós próprios. É preciso ser muito livre para ser amigo.

8 comentários:

concha disse...

Por vezes cai-se no erro de idealizar a amizade, como se tudo tivesse de ser perfeito.Depois surgem as desilusões,porque aquela pessoa não corresponde à imagem que se fez dela.Ser amigo pressupõe,saber que o outro tem qualidades que apreciamos mas também tem defeitos.Ser amigo,é ser capaz de ver no outro um ser também imperfeito,mas em que aceitamos essas mesmas imperfeições.
É bom poder aqui tornar mais presente certos aspectos da minha personalidade em que ainda há muito para transformar.
Um abraço com votos de uma boa semana

Anónimo disse...

(Não nascemos para a solidão!..)Como ela é dolorosa. Passo por aqui diariamente, porque vocês são os meus amigos virtuais. Tu ajudas-me na minha caminhada, no meu crescimento, sem saberes.Somos amigos sem nos conhecermos, mas já ah muito tempo, que vos amo no Senhor. Obrigada.
Abraço amigo.

Anónimo disse...

Muito realista e verdadeiro! Faz-me bem passar por aqui...

Abraço

Leonor disse...

Olá ... long time nos seing!
:)
"A vida faz-se de encontros", pois é, e às vezes, um "encontro" breve pode marcar uma vida.

A vida também se faz de "desencontros" e nesses, temos a oportunidade única de realmente encontrar, os outros e a nós mesmos.

Não tão raramente quanto isso, a vida faz-se de "encontrões", esses são danados, é preciso ter estrutura para aguentar o equilíbrio e não nos estatelarmos por aquilo que somos abaixo.

O defeito é uma farpa que pode ser limada, o diálogo e a verdade são um bom caminho.

Já tinha saudades dos teus textos, isto faz-me bem cá vir.

disse...

Quero continuar a acreditar que sejam verdade as palavras de Saint Exupery:

“...todos os que passam por nós deixam um bocado de si e levam um bocado de nós...”

Mas sou realista. A amizade é hoje mais difícil do que nunca: as pessoas desconfiam muito e dão-se pouco. E a infelicidade alastra nas famílias, nos empregos, nas escolas... Por culpa de todos e de ninguém:(

Abraço amigo, Pe Valério! Cultive a amizade e... seja FELIZ!

Anónimo disse...

"É preciso ser muito livre para ser amigo"

Esta é uma afirmação cheia de sabedoria. Que Deus continue a falar pela sua voz.

SP: olhar sobre o horizonte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SP: olhar sobre o horizonte disse...

Em certas alturas da vida precisamos de silêncio.. e como precisamos! Estou a passar por uma fase assim. Onde as dúvidas e as desilusões pelas quais passamos não nos deixam continuar como se nada se tivesse passado, e então é preciso parar. Parar o tempo, parar a vida.. Estar longe de todos, ouvir apenas o nosso fundo, o que queremos na realidade.

Ser amigo implica confiar e como neste momento não consigo discernir certas coisas preferi o afastamento do que a convivência e ser a minha vez de desiludir.

Ser amigo também é proteger a relação que demorou tanto a ser construída. (...)

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates