04 janeiro 2012

À procura


O Evangelho do dia de hoje apresenta-nos as primeiras palavras que Jesus diz, na versão de S. João: "Que buscais?" Não é inocente que o evangelista tenha posto como primeiras palavras uma pergunta tão desafiadora e inquietante.

Todas as nossas acções movem-se em direcção a algo que queremos alcançar, quer para satisfazer uma necessidade básica, quer para obter um resultado, ou definir um caminho a seguir. O desejo implica uma procura, e uma procura implica movimento, dentro e fora de nós.

A pergunta mais difícil e essencial, que dá início à descoberta da história de Jesus, coloca os discípulos diante do seu horizonte de vida. E é curiosa a sua resposta. Procuram uma casa: "Onde moras?". Um lugar de abrigo, intimidade, comunhão... se fosse esta a nossa procura, as nossas relações seriam um espaço muito diferente para os outros. 

3 comentários:

concha disse...

Feliz pelo seu regresso.
Aqui sinto muita paz.Quase diria que se faz silêncio.
Bom 2012!

António Valério,sj disse...

Obrigado Concha!
Os meus votos de um bom 2012!

Carmelo da SS Trindade disse...

Ah! António... nem me fales de intimidade, comunhão.... pois é precisamente esse o meu martírio...porque DEUS quando faz casa connosco.... a nossa vida geme pelo que é ETERNO....

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates