30 setembro 2007

Mais além

0comentários

Um caminho a partir do essencial faz-nos levantar os olhos e perceber até onde chegam os nossos gestos. Não se parte de desejos já conseguidos. Esses são as referências, é o que levamos connosco.

A maior riqueza é saber que há tesouros que não se perdem e, por isso nos permitem abrir os braços e abraçar um mundo de paisagens novas. Que se repetem, mas constituem um além que nos transcende. É o arriscar sem medida, quando se tem a certeza que o que virá, terá de ser a vida que me chama a ser completo.

Há tantas pessoas que precisam de um coração que as envolva... mesmo na distância e no desconhecido. Sabemos que trazemos um poder capaz de levantar o mundo. E este manifesta-se na alegria... no ser melhor.

Porquê? ... É que nunca fui melhor do que sou agora.

29 setembro 2007

Luz escondida

1 comentários

Aí onde quero ficar, numa procura incompleta que por si mesma já realiza. Percebemos, pouco a pouco, como a fragilidade pode ser a nossa arma mais poderosa. Quem vive em castelos de vento, percebe um dia como o nada pode tocar a Vida de uma forma avassaladora.

E é aí que o caminho se abre à riqueza mais pessoal. Onde se tiram forças de onde não se pensava que existissem. Talvez porque a força vem cá de dentro, bem mais fundo que o chão que tocamos.

Por saber que a força está num dom enorme que vem de longe e vem de sempre. Uma luz escondida que brilha quando tudo o resto se apaga. E é esta a mesma de um nascer do sol, a oportunidade de recomeçar, sair e viajar.

28 setembro 2007

Intimidade

4comentários

Entre nós e Deus existe uma linha transparente vertical. Uma experiência de contacto com simplicidade que não é construída de qualquer maneira, exige tempo, um espaço aberto de não egoísmo, com dores acariciadas e desejos que vão para muito além do adquirido.

Faço um desenho na areia que acaba no mar, onde a criatividade se dissolve num sonho maior que não se sabe como vai acabar. Talvez seja este o segredo de uma entrega pressentida desde sempre.
Um toque concreto, uma voz que não deixa ninguém confundido. Que parece quase impossível que um dia possa ser ouvida por ouvidos habituados aos ruídos e à pressa.

Muito mais que um castelo construído solidamente em aparências que foram levadas por um vento que vem de longe. Vai mais fundo que os fundamentos, transforma de modo inexplicável este Acontecimento, que é estar somente, para o que puder começar agora.

07 setembro 2007

Ciclos de Vida

8comentários

Há coincidências mesmo bonitas... farei esta noite a viagem para Loyola, onde chegarei amanhã de manhã, dia 8 de Setembro. Precisamente dez anos depois de entrar na Companhia de Jesus.

Recupero em lugares do passado a experiência presente de um homem que se entregou a Deus, mudando a sua vida e a dos outros. Faço dele também a minha experiência.

De sentir fragilidade no meio do sonho e descobrir que um coração pequeno não realiza ninguém. De ser decidido a partir para longe de casa e levar pouco mais que o corpo e alma, quando estes servem para caminhar na confiança.

Quando a conquista das coisas antigas já não servem, é preciso abrir as mãos e o coração e voar nos ventos que vierem. Conhecendo-me em olhares que amam, sou conhecido. E sigo sem parar, na exigência da felicidade. Novos recomeços...os ciclos da Vida.

PS: e fico por aqui, até dia 29 de Setembro, em que regresso a Roma. Farei os Exercícios Espirituais de 18 a 28. Rezo e acompanho no silêncio e na Presença. Até breve! =)

05 setembro 2007

Entre o sonhar e o ser

1 comentários

Sei que escrever é fácil, quando se pega na caneta e se contam novidades escolhidas, os episódios da Vida que já controlamos e sentimos com as mãos. Mesmo aqueles que podem doer na alma... conheço-os bem. E é fácil escrever sobre paisagens de sol e também de chuva, quando se está dentro de casa. Porque os conheço.

Escrever sobre os movimentos espontâneos da alma, que se prende e se liberta da memória é um desafio e uma surpresa. De repente, ficam diante de nós luzes e sombras. E fica-se com a sensação de que há metas muito claras para onde sou atraído com passos felizes e, ao mesmo tempo, olhares e gestos que fazem olhar para o chão e perder o caminho das estrelas.

O homem é um ser de contradições... acabamos por fazer aquilo que não queremos. Somos assim mesmo... Dar-se conta disto é perceber a fundo o que é querer ser salvo. É estar integrado, ser autêntico, no ouro e na lama. Iluminado, brilha aquilo que é precioso. Que é o que fica, depois de tudo, no Amor mais aceite.

03 setembro 2007

Gente gira

1 comentários


Duas horas de movimento total, depois de uma manhã intensa de visita. Barcelona é uma cidade cheia de vida, arte, pessoas bonitas.

Foi mesmo engraçado fazer uma viagem por dentro olhando à volta. Surpreendem as cores e sons, tudo em grande velocidade. Línguas de todo o mundo, efeitos especiais trazidos desde longe. =)

Fui percebendo o mundo que cada pessoa traz consigo e o modo como o exprime. Pode ser tão raro como esperado. Afinal de contas, estamos já habituados a considerar o quanto somos diferentes. E admiro o género humano, por ter vida e coragem.

E por ter problemas e sedes... Experimentei uma comunhão com quem não conheço, mas partilho o existir. Trazem-me novidades e pensamentos que me fazem rir. E abrem caminhos que me desafiam a querer fazer algo por eles... tanto quanto um coração com cores pode fazer.

Nesta entrega...

1 comentários

São dias de visitar lugares e pressentir presenças de outros tempos. Por onde passaram pessoas que hoje me fizeram, as histórias de que sou feito. Um homem chamado Inácio mudou a sua Vida numa gruta ou em casas amigas... em caminho, peregrino desde sempre.

E subi ao cimo da montanha que vejo da minha janela. Vi a janela do quarto do outro lado, bem mais abaixo. Com o sol e o vento que me levava por entre as pedras de eremitérios antigos, onde um dia falou o vento e trouxe a proximidade do Céu.

Estes lugares trazem-me de novo a espaços infinitos. Poucos minutos servirão para mudar algo importante na Vida, como um olhar que ama sem fim. Já o caminho que se segue é longo, feito de silêncios e solidões.

Basta uma entrega fácil, sem pensar em quanto difícil é o caminho. Um lugar de paz dentro de mim traz-me a capacidade de fazer de cada minuto um passo gigante para aquilo que quero trazer ao meu mundo.
 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates