Ontem à noite, vieram aqui falar na comunidade dois australianos, um senhor e uma senhora. Vieram divulgar e incentivar a colaboração na preparação das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, na Austrália, em 2008. Os jesuítas organizam um mês de actividades em vários países da Ásia, que inclui a participação nas Jornadas. Chama-se Magis 2008.
Mais que o programa que, de facto, está muito original e bem pensado e me deixou uma vontade enorme de participar, tocou-me outra coisa.
Eles não eram religiosos, eram pessoas dedicadas a isto, com as suas famílias e trabalhos. E estão este mês a fazer uma viagem por todo o mundo para explicar o que vai ser o Magis 2008.
De repente, ver duas pessoas que vêm do outro lado do mundo e falam de coisas tão comuns, como a fé, a descoberta de Jesus, a espiritualidade de Santo Inácio. E o entusiasmo com que falavam disso, deixava ver o que são, brilhava a luz própria de pessoas entregues a Deus.
Há qualquer coisa misteriosa nos caminhos da fé... o que é isto de viver Jesus em línguas e culturas tão diferentes? Tem muito sentido, isto de nos dizermos os mesmos filhos e os mesmos irmãos.
PS: Já agora, aconselho a visita ao website do Magis08. Vale mesmo a pena =)
www.magis08.org