18 abril 2011

Semana Santa

6comentários

Tudo o que tem peso e densidade exige espaço onde ficar e permanecer. Entra sem avisar, impõe-se em dignidade e respeito. Existe, manifesta-se. O mistério não pertence às coisas etéreas ou impossíveis, se não, nem sequer nos levantaria questões, nem precisaríamos de fazer perguntas.

Porque é mistério, não se explica. Mostra-se, permite e obriga a uma espécie de ruptura. É quase incómodo suave e persistente, um esboço do sonho que um dia poderei ver concretizado. Um desejo que começa a ganhar carne.

É significativo que este tempo do mistério apareça numa semana que se chama santa. Porque é próprio de Deus exibir-se de modo fascinante: pão que se parte, mãos que lavam os pés, uma cruz levantada, uma luz a despertar no meio da noite mais escura. O mistério vai acontecendo. O Santo fala de Si mesmo. 

05 abril 2011

Páscoa em Soutelo

2comentários


Um Tríduo Pascal para mergulhar na profundidade de um mistério. Um Deus que se ajoelha e te lava os pés, uma vida completamente entregue, a cruz levantada para espanto de todos. Um lençol cobre o corpo, enquanto uma pedra é posta diante do sepulcro. Três dias depois, uma luz brilha na noite, rasga o medo e a falta de esperança. E ouves o grito: Vimo-Lo vivo!

Três dias, três grupos. Universitários, trabalhadores-famílias e crianças. Três ritmos e três percursos. Silêncio, oração, workshops, partilha, catequeses: compreender o que se passa, deixar tocar a Vida! Cada percurso é conduzido em direcção às grandes celebrações de 5ª e 6ª feira Santas e Vigília de Páscoa. 

A casa da Torre, em Soutelo, proporciona uma experiência aprofundada dos três dias mais centrais da vida da Igreja e O CAB responsabiliza-se pela sua organização.

Destina-se a universitários, trabalhadores e casais (com os filhos) até aos 40 anos. Para cada grupo será proposto um percurso próprio, adaptado às necessidades e circunstâncias de cada um. A ideia central é preparar cada uma das celebrações litúrgicas, aprofundando o seu sentido e a sua simbologia, de um modo que se tire delas toda a riqueza que oferecem, na vida pessoal de cada um e na sua relação com Jesus e com a Igreja.

Está também prevista a possibilidade de, para quem o desejar, fazer este Tríduo em silêncio, com acompanhamento personalizado.

A Páscoa em Soutelo começa com o jantar de 5ª feira Santa, dia 21, às 20.00h e termina no Sábado, dia 23, depois da Vigília Pascal, à noite. Quem o desejar, pode partir no Domingo de manhã, depois do pequeno- almoço.

Coisas necessárias para levar: Jantar para partilhar no primeiro dia, saco cama e toalha, objectos de higiene pessoal, caderno e caneta.

As inscrições (30€) são feitas na Casa da Torre, Soutelo, até ao dia 19 de Abril. Podem fazer-se telefonando 
para o 253 310 400 ou escrevendo para casadatorre@jesuitas.pt.






























 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates