07 janeiro 2010

Ritos e ritmos



O início do ano é sempre uma oportunidade bem vinda para poder estabelecer algumas metas. Um óptimo desafio é o desejo de profundidade. Não apenas na oração, que é a meta de todo o caminho espiritual, mas sobretudo a profundidade daquilo que fazemos.

O dia-a-dia é intenso e passamos continuamente por imensas situações dentro e fora de nós que nos interpelam. Em cada momento podemos ser confrontados com uma decisão que nos faça escolher entre o ficar parados por dentro ou trazer algo mais autêntico. Porém, não é possível - nem desejável - que estejamos sempre nesta tensão de analisar tudo o que nos acontece. A Vida tem muito de deixar acontecer.

O que é importante é na diversidade do dia-a-dia encontrar ritmos onde o coração bata de acordo com o que se faz, em que nasça em nós uma sintonia cada vez  mais profunda com a vida que temos. Um bom ritmo é o alegrarmo-nos e o agradecermos. Este ritmo é também um rito, um pequeno gesto que nos recorde o que acontece quando a Vida não nos passa ao lado e estamos verdadeiramente naquilo que fazemos.

Precisamos de ritmos e ritos, momentos breves de sorrir e dizer que é isto que queremos. Depois, a Vida pode acontecer.

6 comentários:

Carl@ Mesquita disse...

mesmo giro... e engraçado... e é mm sobre ritos que estou a escrever os meus 'ensaios'... sempre que aki venho, procuro-te:) e encontro-te tão próximo.. e isso é muito bom... xiii-saudadexxx

Fica bem amigo*

Clara Margaça disse...

Está nas nossas mãos deixarmo-nos ir no rio da Esperança que nos leva a um Mar de profundo descobrir.
Um beijo grande :)

Lídia disse...

Deixar acontecer... uma boa opção para viver em conformidade connosco próprios, com esperança e sem anseios, perspectivando uma Vida na Alegria, na partilha, na graça e, essencialmente, centrada de modo profundo no "ritmo" que faz bater o nosso coração...

Beijinhos
Lídia

Gisele Resende disse...

Olá Antônio,

realmente é preciso estabelecer as nossas metas, os nossos ritmos para que tudo ocorra em harmonia!

Um feliz ano novo de muita prosperidade e paz!

abraços fraternos,

Gisele

Missé sj disse...

Olá. Faz algum tempo desde que me tenho sentido nessa mesma tensão dentro-fora. Vive-se com a pergunta: como combinar os ritmos de fora com os de dentro. Agradeço-te as tuas duas palavras: ritmo, rito. Espero que esteja tudo bem contigo. Abraço amigo.

Aprendiz de Viajante... disse...

É verdade Valério... grandes viagens e momentos muito muito muito "nossos", onde me senti mt abraçado...

Bom início para 2010... e um abraço para ti!

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates