29 abril 2008

Somos feitos para o bem


Li ontem uma coisa que nunca me tinha dado conta. Que para o ser humano é tão espontâneo proteger o rosto com as mãos quando qualquer coisa vem na nossa direcção, como estender a mão se alguém cai ao nosso lado.

Temos uma espécie de instinto que nos protege e que protege os outros. Acredito que o ser humano é fundamentalmente bom e feito para ajudar os outros. E depois surgem tantas questões de como o egoísmo bloqueia o que é mais natural em nós. E isso magoa mais, porque temos consciência de que não estendemos as mãos e até provocamos as quedas.

O que se poderia fazer para sermos mais espontâneos de coração, como dizer e explicar que temos uma capacidade natural para o bem? Seria bom agradecer os gestos que fazemos, procurar te-los como uma marca autêntica do que somos, sem olhar a ressentimentos e cálculos de perder e ganhar.

4 comentários:

Elsa Sequeira disse...

A espontaniedade é das melhores características qu podemos ter...sim, concordo de que "somos feitos para o bem"...o bem será em nós empre espontâneo e omal "meio permeditado", talvez!!!

Tantas, tantas vezes passei por aqui...hoje venho saudar-te, pois acabei de saber que somos quase vizinhos...que giro!!!
Muita força para ti!!

bjtsss

António Valério,sj disse...

olá! muito obrigado pelas visitas =) somos quase vizinhos, pois é! sou de Idanha-a-nova, apesar de agora ir lá poucas vezes, mas é o lugar das raízes. Beijinho e bom feriado =)

Elsa Sequeira disse...

Pois é..Idanha a Nova é bem pertinho de Castelo Branco, eu vivo no Retaxo que é a uns 10 km's de Castelo Branco!!!!

Desejo-te tudo de bommmm e que Maria te proteja neste Seu Mês!!!

beijinhosss

Di disse...

Este post tocou mesmo cá no fundo...:D

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates