24 agosto 2006

Artistas de Rua...

Ontem à noite fui dar mais um passeio pela Cidade Eterna!
Aqui em Roma vêem-se muitos artistas de rua, uns mais talentosos que outros, em muitas praças e esquinas. São músicos, malabaristas, contorcionistas, estátuas...

Isso faz com que a Cidade esteja muito cheia de música e talento. Mas uma das primeiras vezes fixei-me com mais atenção no que estava a ver.

Uma rapariga estava a começar o seu espectáculo e, depois de vestir o fato disse: "Eu faço este espectáculo para vocês. No fim podem dar aquilo que quiserem. Cinco euros para vocês nao fazem diferença alguma mas, para mim, podem mudar a minha vida."

E a partir daí, comecei a olhar estas pessoas, porque verdadeiramente se vêem algumas coisas muito bonitas, e a pensar que pessoa, que vida, que casa e que família estaria por detrás daqueles vestidos e daqueles gestos.

Muitos farão disto um tipo de vida, mas outros não terão outras hipóteses para sobreviver, além de virem para a rua divertir e fazer rir.

E fico a pensar que tantas vezes as estas pessoas pobres poem cara alegre e podem fazer muito pelos outros. Agora, quando vejo alguém assim, sinto-me mais rendido que nunca à alegria. E esforço-me por rir quando mesmo quando não percebo a piada e por bater palmas mesmo que não tenha sido uma acrobacia genial... para além de alguma moeda, entregar também flores da alma.

E sinto que é muito importante que eu possa criar o meu próprio espectáculo dentro da minha praça, para nos momentos difíceis ser capaz de mostrar arte e beleza aos outros. Nunca esquecer a própria dança...

1 comentários:

Jobim disse...

é importante criar dentro de nós o nosso próprio espectáculo para fazer rir os outros e nós mesmos.
Infelizmente hoje em dia o preço da vida também se rege por dinheiro.E para essas pessoas não está fácil pelos vistos. No entanto, parecem gostar do que fazem, é o que importa

abraço, ricardo

 

Cidade Eterna © 2010

Blogger Templates by Splashy Templates